RPU

Restaurante Popular e Universitário fornece jantar a 1 real

O atendimento para o jantar começa às 16:30 e segue até o cumprimento da meta ou até as 19h, são disponibilizadas 500 refeições.

O atendimento presencial foi suspenso em março de 2021 seguindo as determinações do Decreto Estadual n⁰ 36.531/2021 e passou a oferecer refeições em recipientes descartáveis. Foto: divulgação/UEMASUL

O Restaurante Popular e Universitário (RPU), desde a segunda-feira (12), passou a oferecer jantar por R$1,00. A ação tem objetivo de diminuir os impactos causados pela pandemia da Covid-19 no Maranhão, e faz parte do programa implantado pela Secretaria de Estado Desenvolvimento Social (SEDES) nos restaurantes populares mantidos pelo Governo do Estado.

As refeições são servidas em embalagens descartáveis, seguindo os protocolos de segurança e diminuindo o risco de contaminação, cuidados que se estendem na utilização de protetores salivares, pontos de higienização das mãos com água e sabão, distanciamento entre as pessoas, EPIs completo (Equipamentos de Proteção Individual) para todos os funcionários, além de totens com álcool em gel.

O RPU disponibiliza 500 jantares durante o atendimento que começa às 16:30 e segue até 19h, ou até atingir a meta. Para o gerente do RPU, Raelson Lima Serra, o programa teve boa aceitação da comunidade, já que os primeiros dias a meta foi cumprida. “A medida vem ao encontro de outras ações do Governo do Estado na busca de minimizar os impactos socioeconômicos causados pela pandemia. A recepção do programa foi positiva. Todos os dias temos servido as 500 refeições, antes do horário limite de funcionamento”, disse.

O programa de jantar a 1 real reforça a atuação do RPU na região. A entrega das refeições para almoço continua, com atendimento das 11h às 14h, neste horário são disponibilizadas 1mil refeições diárias. O atendimento presencial foi suspenso em março de 2021 seguindo as determinações do Decreto Estadual n⁰ 36.531/2021.

São oferecidas no RPU 1mil almoços por 3 reais a refeição e 500 jantares a 1 real a refeição. Foto: divulgação/UEMASUL

O Restaurante

Inaugurado em dezembro de 2017, o Restaurante Popular e Universitário é fruto de Acordo de Cooperação firmado entre UEMASUL e SEDES. A criação de um Restaurante Universitário (RU) era uma pauta histórica nos debates de assistência estudantil. Entendendo a necessidade da comunidade local, o governador Flávio Dino determinou a criação de um RU e deixou a cargo da administração superior da UEMASUL fazer um estudo de viabilidade e apresentar alternativas para a implantação do restaurante. Caminhando para os 4 anos de funcionamento, o RPU atendente a comunidade oferecendo almoço a 3 reais.