PESQUISA E EXTENSÃO

SAPIENS – Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão



A partir de 2018, o Seminário de Iniciação Científica e a Jornada de Extensão Universitária passaram a ser realizados de forma integrada, dando surgimento à Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL (SAPIENS), sendo coordenados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI) 

A SAPIENS foi criada com o objetivo de divulgar os resultados dos projetos de iniciação científica desenvolvidos na instituição. Além disso, o seminário visa a socialização do conhecimento, o incentivo à pesquisa e a articulação da instituição com o ensino e a extensão, que são pilares da universidade, para o enriquecimento da formação acadêmica dos discentes da UEMASUL.

 

Edição 2023

A VI Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão (SAPIENS), da UEMASUL, aconteceu entre os dias 07 e 09 de novembro de 2023. O evento teve como tema “A universidade como catalisadora do desenvolvimento regional”. Durante três dias, acadêmicos e acadêmicas apresentaram os resultados dos projetos de pesquisa, de inovação e de extensão produzidos na universidade.

Coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI) e Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), a programação contou com exposição de trabalhos, palestras, oficinas, minicursos e estandes interativos.

  • Confira a lista de projetos premiados aqui
  • Anais do evento disponíveis aqui

 

Edição 2022

A V Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão (SAPIENS) com o tema “A Inovação nas instituições públicas como estratégia para o desenvolvimento regional” foi realizada pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) do dia 06 a 08 de dezembro de 2022. A programação contou com palestras, minicursos, oficinas e apresentações culturais.

Durante três dias, acadêmicos e acadêmicas bolsistas, dos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz, expuseram para a comunidade 227 trabalhos desenvolvidos durante o ciclo 2021/2022. 66 projetos de pesquisa, de inovação e de extensão foram premiados na V SAPIENS.

  • Confira a lista de projetos premiados aqui
  • Anais do evento disponíveis aqui

 

Edição 2021

A IV Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão do ano de 2021, ocorreu de 22 a 24 de fevereiro de 2022, por conta da pandemia da COVID-19. Com o tema “Mudanças climáticas globais: Impactos, Vulnerabilidades e Mitigação”, teve o objetivo de divulgar os resultados dos Projetos de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica desenvolvidos na UEMASUL do ciclo 2020/2021.

Devido ao cenário epidemiológico da COVID-196, o evento ocorreu de modo online, por meio da Plataforma Even3 e contou com palestras, minicursos, mesa-redonda e com as apresentações orais referentes a 163 planos de trabalho dos bolsistas e voluntários de iniciação científica e de inovação tecnológica e 38 planos de trabalho dos bolsistas de extensão (PIBEXT) na forma de vídeo de 10 minutos disponibilizado na plataforma do evento.

  • Confira a lista de projetos premiados aqui
  • Anais do evento disponíveis aqui 

 

Edição 2020

Devido ao cenário epidemiológico e sanitário relativo à COVID-19, a terceira edição da Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão da UEMASUL (III SAPIENS), coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI) e pela Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA), aconteceu de 24 a 26 de fevereiro de 2021, de forma online, com o tema “Desafios e Perspectivas de Ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão em Tempos de Pandemia”.

Os bolsistas e os  voluntários,  vinculados  ao Programa Institucional de Iniciação Científica da UEMASUL – PIBIC, bolsistas e voluntários vinculados ao Programa  Institucional  de  Extensão  Universitária – PIBEXT e os bolsistas vinculados ao Programa Institucional de Desenvolvimento  Tecnológico e Inovação – PIDTI,  apresentaram  os  resultados  de 128 trabalhos, distribuídos em 19 eixos temáticos, conforme as áreas do conhecimento:  Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Sociais e Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

Anais do evento disponíveis aqui

Edição 2019

Com o tema Educação e Inovação Tecnológica – Desafios para os caminhos da Pesquisa e Extensão, na edição de 2019, acadêmicos bolsistas e voluntários expuseram os seus trabalhos realizados durante o ano, desenvolvidos em conjunto com a comunidade de Imperatriz. A segunda edição da SAPIENS contou com mais de 600 inscritos, cerca de 178 projetos apresentados pelos bolsistas da UEMASUL, FAPEMA e CNPq, além de premiação que destacou os principais trabalhos apresentados, dividida em cinco categorias para a área de pesquisa, com 15 alunos contemplados, e sete categorias para a área de projetos de extensão, com 29 alunos premiados.

Edição 2018

A primeira edição da SAPIENS aconteceu em novembro de 2018 e ofertou minicursos, oficinas, mesas-redondas, palestras, premiação, momento cultural, além das apresentações orais dos acadêmicos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), Programa Mais IDH e Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEXT).

Transferências


file pdf icon Livro de Resumos SEMIC 2017
file pdf icon Anais I SAPIENS 2018
file pdf icon Anais II SAPIENS 2019

 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.