PPGLe – Programa de Pós-Graduação em Letras
O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, campus Imperatriz, tem a finalidade de proporcionar, aos portadores de diplomas em Letras e áreas afins, a formação científica e cultural ampla e aprofundada, desenvolver a capacidade de ensino, pesquisa e inovação em Linguística e Literatura, aprimorar o conhecimento e formar professores e pesquisadores altamente qualificados, bem como produzir conhecimento científico relevante para o país, com ênfase, quando oportuno, para as especificidades linguísticas e literárias próprias da Região Tocantina do Maranhão.
O Programa de Pós-Graduação em Letras oferece o curso de Mestrado Profissional em Letras, constituído de uma área de concentração denominada Linguagem e Literatura. A área de concentração é composta pelas linhas de pesquisa denominadas “Linguagem, Memória e Ensino” e “Literatura, Diálogos e Saberes”.
Objetivo do curso e perfil do egresso a ser formado
A proposta do curso de mestrado profissional em Letras está direcionada para o fortalecimento da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão- UEMASUL no seu compromisso com o desenvolvimento científico, tecnológico e social do Estado, atendendo particularmente à Região Tocantina. Para tanto, o seu público-alvo será constituído de profissionais graduados em Letras e áreas afins.
Os egressos do Mestrado Profissional em Letras deverão adquirir fundamentos teóricos para o exercício da docência que envolva a pesquisa, a produção de conhecimento e o uso de novas metodologias. Nessa perspectiva, eles deverão apresentar autonomia, criticidade, capacidade de refletir sobre a linguagem, os fatos literários e suas teorias, de forma que sejam habilitados a exercer a docência e a desenvolver a pesquisa, bem como a produção acadêmica na área de Letras.
Assim, apresentam-se como objetivos:
1. Relacionar o ensino da Linguagem e da Literatura com outros campos do conhecimento.
2. Abordar o ensino da Linguagem e da Literatura com outras artes e outras mídias.
3. Estabelecer diálogos entre o ensino da linguagem, do literário e suas interfaces com temas voltados para memória, cultura e identidade.