ATENDIMENTO RPU

Restaurante Popular e Universitário retoma o atendimento presencial

O RPU serve almoço e jantar, de segunda a sexta-feira, com distribuição de 1.500 senhas diariamente.

O RPU também passou a oferecer jantar por R$ 1,00, com o objetivo de diminuir os impactos causados pela pandemia da Covid-19 no Maranhão. Foto: Ascom/UEMASUL.

O Restaurante Popular e Universitário (RPU), fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado Desenvolvimento Social (SEDES) e Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) retomou, nesta segunda-feira (18), o atendimento presencial ao público, passando a funcionar de forma híbrida, com capacidade reduzida a 30 pessoas no refeitório, alternado com a venda de quentinhas. Ao todo, mil refeições são servidas por dia no horário do almoço, de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, no valor de R$ 3,00.

No início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, o atendimento presencial foi suspenso e, em outubro do mesmo ano, houve o retorno de forma híbrida, com nova suspensão em março de 2021. Durante este período, o RPU também passou a oferecer jantar por R$ 1,00, com o objetivo de diminuir os impactos causados pela pandemia no Maranhão. A iniciativa faz parte do programa implantado pela SEDES nos restaurantes populares mantidos pelo Governo do Estado. Diariamente, são disponibilizados 500 jantares durante o atendimento que começa às 16h30 e segue até 19h ou até atingir a meta.

Para o gerente do RPU, Raelson Lima Serra, tem sido fundamental entender a necessidade da comunidade local, no sentido de prezar pelo atendimento contínuo. “O RPU nunca parou. Mesmo com a pandemia, continuamos oferecendo serviço de qualidade e seguindo todos os protocolos sanitários, independente de ser presencial ou não. A gestão da UEMASUL teve o cuidado de continuar atendendo a comunidade todos os dias, de segunda a sexta, e até mesmo oferecendo jantar”, destaca.

Regras sanitárias

As refeições são servidas em embalagens descartáveis, seguindo os protocolos de segurança e diminuindo o risco de contaminação, cuidados que se estendem na utilização de protetores salivares, pontos de higienização das mãos com água e sabão, distanciamento entre as pessoas, EPIs completo (Equipamentos de Proteção Individual) para todos os funcionários, além de totens com álcool em gel. A distribuição de suco e sobremesa permanece suspensa aos usuários e é necessário o uso de máscara para entrar no restaurante.