política social

Valor da refeição no Restaurante Popular e Universitário será reduzido para R$ 1

A medida é referente ao decreto assinado pelo governador Flávio Dino na tarde da última quarta-feira (17), garantindo segurança alimentar e nutricional para a população em vulnerabilidade social.

Em Imperatriz, o atendimento presencial ao público foi retomado no dia 18 de outubro e o RPU está funcionando de forma híbrida, com capacidade reduzida a 30 pessoas no refeitório, alternado com a venda de quentinhas. Foto: Arquivo/UEMASUL.

A partir da próxima segunda-feira (22), o valor das refeições no Restaurante Popular e Universitário (RPU), fruto de um acordo de cooperação entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), será reduzido para R$ 1. A medida é válida para todo o Estado do Maranhão, referente ao decreto assinado pelo governador Flávio Dino na tarde desta quarta-feira (17), garantindo segurança alimentar e nutricional para a população em vulnerabilidade social.

A alta nacional nos preços dos alimentos que eleva o custo médio da cesta básica, o preço do gás de cozinha e as consequências da pandemia da Covid-19, que interferiu nas relações de trabalho e renda, motivaram o novo decreto estadual.

No Maranhão, os 60 Restaurantes Populares se consolidaram como forte instrumento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional. Atualmente, o estado possui a maior rede de Restaurantes Populares do Brasil, com 60 unidades sob responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Sedes.

“Desde a criação do Restaurante Popular e Universitário na UEMASUL, temos cumprido com o objetivo de oferecer refeições de qualidade por um baixo custo para aqueles que vivem com insegurança alimentar. Então, continuamos prezando por isso e, também, estamos sempre levando orientações de saúde e cursos voltados para área de Segurança Alimentar e Nutricional aos frequentadores”, destaca o gerente do RPU, Raelson Lima Serra.

Atendimento presencial

Em Imperatriz, o atendimento presencial ao público foi retomado no dia 18 de outubro e o RPU está funcionando de forma híbrida, com capacidade reduzida a 30 pessoas no refeitório, alternado com a venda de quentinhas. Ao todo, mil refeições são servidas por dia no horário do almoço, de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h; no jantar, são disponibilizados 500 jantares durante o atendimento que começa às 16h30 e segue até 19h ou até atingir a meta.

No início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, o atendimento presencial foi suspenso e, em outubro do mesmo ano, houve o retorno de forma híbrida, com nova suspensão em março de 2021. Durante este período, o RPU também passou a oferecer jantar por R$ 1, com o objetivo de diminuir os impactos causados pela pandemia no Maranhão.