Eleição para Reitor e Vice-Reitor
UEMASUL 2021


SOBRE A ELEIÇÃO   COMISSÃO ELEITORAL   EDITAIS E APÊNDICES   CHAPAS   COMO VOTAR   SIGEeleição 


Como Votar


Em decorrência da pandemia da Covid-19, a Eleição para Reitor ou Reitora e Vice-Reitor ou Vice-Reitora para o período 2022-2025 acontecerá de forma online. A votação será realizada por meio do Sistema SIGEleição, uma plataforma integrada ao SIGAA, que conta com um sistema de votação similar ao que é utilizado na urna eletrônica dos processos de votação do Brasil.

1- Acesso ao SIGEleição
Para votar, acesse o sistema de votação (SigEleição – sigeleicao.uemasul.edu.br) com o mesmo usuário e senha do sistema acadêmico (SIGAA) ou do sistema de administração (SIPAC). O sistema requer que, tanto o usuário quanto a senha, sejam digitados, não aceitando o autopreenchimento com a senha salva do navegador. Também será necessário digitar o código da imagem (captcha) que irá aparecer do lado direito na tela Entrar no Sistema, conforme é exibido na imagem abaixo.

O SIGEleição também poderá ser acessado pelo SIGAA, por meio de um link disponível ainda na tela de login.
IMPORTANTE: O link de acesso ao SIGEleição está disponível apenas no modo clássico do SIGAA. Se o acesso for feito por celular, na versão mobile, o usuário deverá clicar na opção Modo Clássico, que está disponível no rodapé da página.

2 – Escolhendo a Eleição
Depois de logar no sistema, será exibida a tela com as eleições abertas para votação na aba Lista de Eleições Abertas, como na imagem abaixo. Tanto no dia da eleição simulada (28 de setembro) quanto na Eleição para Reitor e Vice-Reitor (dia 08 de outubro de 2021), o sistema apresentará apenas uma eleição aberta para votação.

3 – Chapas e candidatos
Ao escolher a eleição, o sistema irá exibir a foto dos candidatos com o número para votação, nome da chapa e descrição, como na imagem abaixo:

4 – Cabine de votação
Em seguida, para votar, você deverá entrar na cabine de votação, que é muito parecida com a urna eletrônica utilizada nas eleições do Brasil. Na cabine de votação, digite o número da chapa de sua preferência e clique no botão confirma. Em seguida, você poderá votar na segunda chapa de sua preferência e, na sequência, na terceira chapa. Isso mesmo, você poderá votar em até três chapas! Para votar em apenas uma ou duas chapas, utilize a opção Encerrar Votação após confirmar os votos.

Ao término da votação, o sistema irá fechar a cabine de votação e você receberá um comprovante, que pode ser impresso ou salvo no computador.

5 – Voto branco ou nulo
Você poderá ainda anular seu voto ou votar em branco. Mas não será possível dar um voto válido em uma única chapa e, na sequência, votar em branco ou nulo nas demais. Ao optar pelo voto nulo ou branco, a votação será encerrada.

6 – Votação para pessoa com deficiência (PCD)
Para a pessoa com deficiência, estará disponível um computador com leitor de tela, no Núcleo de Acessibilidade Educacional (NACE), e um ledor para auxiliar no acesso ao SIGEleição, garantindo que todas e todas tenham plenas condições de exercer o direito ao voto.

7 – Dúvidas e suporte
Se surgir dúvidas sobre como votar, problemas com login e/ou senha, ou mesmo se você está enfrentando dificuldade para acessar o sistema, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação oferece suporte via Whatsapp, pelo número (99) 98414-1089, para tirar todas as suas dúvidas, até o dia da votação, 8 de outubro.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.