INSTITUCIONAL

PROPGI – Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação


A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI) tem por objetivo a consolidação de uma cultura de pesquisa no âmbito da instituição e o incremento quantitativo e qualitativo da produção científica institucional, por meio de estímulos de caráter técnico, estrutural e financeiro. A PROPGI incentiva a participação de pesquisadores e alunos da universidade em redes de pesquisa nacionais e internacionais, fomentando o intercâmbio e fortalecendo os grupos de pesquisa existentes.


 

 

Allison Bezerra Oliveira
Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
LATTES  allison.oliveira@uemasul.edu.br | propgi@uemasul.edu.br  


A PROPGI está estruturada em coordenadorias e divisões: 

Coordenadoria de Pós-Graduação – desenvolve ações voltadas para a formação docente: acompanhamento de atividades de mestrado e doutorado; elabora de convênios com instituições para ofertas de Minter e Dinter; estimula a implementação de propostas de cursos de Stricto sensu e Lato sensu, conforme as necessidades da UEMASUL (ofertados para portadores de diplomas de curso superior); apoia a publicação e divulgação de trabalhos científicos, a partir do incentivo à publicação; acompanha as atividades referentes à concessão de bolsa para estudo de Doutorado, entre outros; realiza a certificação dos alunos dos cursos de Lato sensu e Stricto sensu ofertados pela UEMASUL. 

Divisão de Cursos de Pós-Graduação – responsável por acompanhar os cursos de Pós-Graduação Lato sensu e Stricto sensu ofertados na UEMASUL; lançamento de Edital para seleção de proposta de cursos de pós-graduação; divulgação de resultados; registro e emissão de diplomas de Lato sensu e Stricto sensu, etc.

Divisão de Capacitação de Docentes – responsável pelo acompanhamento das atividades desenvolvidas pelos docentes matriculados nos cursos de mestrado e doutorado; bem como dos processos de afastamento, concessão de bolsa de estudo de Doutorado, promoção por titulação e incentivo à publicação. 

Coordenadoria de Pesquisa – realiza ações voltadas às práticas acadêmicas no âmbito da pesquisa e da produção científica, estimulando os estudantes de graduação a despertarem a vocação científica e contribuindo para a qualificação profissional, mediante participação em projetos de pesquisa elaborados e submetidos pelos docentes da Instituição, nos Editais publicados pela PROPGI, nas modalidades UEMASUL, CNPq e FAPEMA. Estimula a produção técnico-científica de docentes da instituição. Além disso, contribui com a organização dos estudos das linhas de pesquisa, a partir da criação e cadastro de grupos de pesquisa junto ao CNP, sob a liderança de docentes da instituição.

Divisão de Acompanhamento de Projetos e Pesquisas Especiais – acompanha as atividades referentes aos programas institucionais de pesquisa e inovação, executados por professores e alunos da instituição: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC); Programa Institucional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI); Programa de Apoio Técnico Institucional (BATI); Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC); e Programa Institucional de Voluntários de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIVITI).

Divisão de Laboratórios e Multiusuários e Grupos de Pesquisa – acompanha as atividades referentes à criação e cadastro de grupos de pesquisa junto ao CNPq; Comitê de Ética em Pesquisa; acompanhamento de laboratórios e multiusuários. 

Coordenadoria de Criação e Inovação – responsável pela gestão da política de inovação tecnológica, auxiliando os docentes e pesquisadores da instituição a planejarem, elaborarem e submeterem os projetos de inovação tecnológica.  Possibilita e estimula o desenvolvimento de projetos de mérito técnico-científico, que gerem inovações para contribuir com as demandas da sociedade. Além disso, identifica nas pesquisas de inovações desenvolvidas na UEMASUL, como patentes, marca, desenho industrial e software, as potencialidades de inovação pra gerar transferência de tecnologia e o atendimento a comunidade.

Divisão de Núcleo de Inovação Tecnológica – responsável pela análise e prospecção da propriedade intelectual, como redação de patentes, recebimento e monitoramento de documentos; bem como gestão processual do Núcleo de Inovação Tecnológica.


Estrutura organizacional da PROPGI


Coordenadoria de Pesquisa
 Weverton Pereira Rodrigues | pesquisa@uemasul.edu.br

Divisão de Acompanhamento de Projetos e Pesquisa Especiais
Marivânia Silva Ramos | dappe.pesquisa@uemasul.edu.br

Chefe de Laboratórios Multiusuários e Grupos de Pesquisa
Milena Lopes Oliveira | dlmgp.cci@uemasul.edu.br

Coordenadoria de Pós-Graduação
Luciano Santos da Fonseca| posgradpropgi@uemasul.edu.br

Divisão de Cursos de Pós Graduação
Roniela Almeida Moreira | dcp.posgraduacao@uemasul.edu.br

Divisão de Capacitação de Docentes
Fabiana dos Santos Oliveira | dcd.posgraduacao@uemasul.edu.br

Coordenadoria  de Criação e Inovação 
José Geraldo Pimentel Neto|  cci@uemasul.edu.br

Divisão do Núcleo de Inovação Tecnológica 

Greg Resplande Guimarães |dnit.cci@uemasul.edu.br

Coordenadoria da Editora Universitária 

Aichely Rodrigues da Silva | editora@uemasul.edu.br


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.