ENSINO

Assistência Estudantil


A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL),  por meio da Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA), da Coordenadoria de Sustentabilidade e Integração Social (CSIS) e da Divisão de Acesso e Permanência Estudantil (DAPE),  é responsável por apoiar o protagonismo estudantil no ambiente acadêmico para uma formação científica, humana, política e profissional qualificada. A assessoria também é referência para os estudantes que precisam e buscam apoio institucional quando se encontram em dificuldades de permanecer na universidade. Por isso, programas e projetos são desenvolvidos com a finalidade de atender aos objetivos de permanência e êxito acadêmico.


Restaurante Popular e Universitário – RPU

O restaurante é o resultado do acordo de cooperação entre a UEMASUL e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES). São reservados 400 tíquetes para universitários e servidores da UEMASUL, com um valor acessível de 3 reais. O RPU oferece um menu de acordo com os padrões nutritivos que garantem a segurança alimentar.


Bolsa Permanência

O Programa Bolsa Permanência – PBP, instituído pela Portaria Nº 389/MEC, possui caráter social e proporciona auxílio financeiro aos acadêmicos regulares dos Cursos de Graduação Presencial da UEMASUL, classificados como em situação de carência socioeconômica, para a sua permanência na Universidade. Ela tem como objetivos viabilizar a permanência no curso de graduação de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas; reduzir custos de manutenção de vagas ociosas em decorrência de evasão estudantil; e promover a democratização do acesso ao ensino superior, por meio da adoção de ações complementares de promoção do desempenho. 

A concessão da bolsa permanência ocorrerá mediante um Plano de Trabalho Institucional, feito pelo acadêmico, preferencialmente, ou nas áreas de Pesquisa, Extensão e Cultura, vinculado à sua área de formação, entregue à Pró-reitoria de gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA), que publicará edital para seleção dos Planos de Trabalho. Todas as informações sobre a Programa de Bolsa Permanência podem ser encontradas na Resolução nº 011/2017 – CONSUN/UEMASUL.

 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.