PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento elaborado para um período de 5 anos, que mostra a filosofia de trabalho, a missão, as diretrizes pedagógicas que orientam as ações, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas da instituição. Portanto, é uma importante ferramenta de gestão estratégica que traduz, de forma clara, a identidade institucional, tendo em vista a missão, a visão e os valores, a estrutura organizacional, as estratégias, as diretrizes pedagógicas e administrativas e os planos de ação para atingir os objetivos. É o documento que indica o caminho pelo qual a instituição deve seguir no intuito de cumprir a sua missão e de alcançar seus objetivos.

A construção do PDI/UEMASUL 2022-2026 representa o compromisso de consolidar a UEMASUL como uma instituição universitária democrática, participativa, atuante, sólida, promissora e dinamizadora da cidadania ativa, que tem o progresso da ciência, da educação e da cultura como metas fundamentais. Em sua estrutura, também, se encontra o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), que mostra o compromisso institucional e o papel social da universidade.

Além do PPI, que é o principal eixo político-pedagógico do plano, os demais eixos temáticos essenciais são: plano de oferta de cursos, corpo docente, corpo técnico-administrativo, organização administrativa, infraestrutura, políticas de apoio ao discente, aspectos orçamentários e financeiros e, avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional.

Construção Participativa

Em fase de elaboração para o quinquênio 2022-2026, a construção do novo PDI se dá de forma participativa. Neste primeiro momento, a comunidade acadêmica colabora com a escolha da Missão, da Visão e dos Valores da UEMASUL, por meio de consulta online.

Orientações gerais para Comissões Temáticas

O documento abaixo apresenta as orientações gerais para as Comissões Temáticas acerca da construção do PDI.

Clique aqui para baixar.

Marca do Governo do Maranhão

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.