PROEXAE – Extensão e Assistência Estudantil

A Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE) é o órgão responsável por assuntos relacionados aos alunos, como questões culturais, de saúde, alimentação e esporte.

José Milton Lopes Pinheiro

Pró-Reitor de Extensão e Assistência Estudantil

LATTES jose.pinheiro@uemasul.edu.br | proexae@uemasul.edu.br

Coordenadoria de Sustentabilidade e Integração Social – CSIS

É a coordenadoria mais diretamente ligada ao entorno social. As divisões que integram esta coordenadoria são: Divisão de Acesso e Permanência Estudantil – DAPE, Divisão de Extensão Universitária – DIVEXT, Divisão de Sustentabilidade – DS, Divisão de Recreação e Desporto – DRP e o Restaurante Universitário – RU. Esta coordenadoria visa estabelecer um elo entre a universidade e a sociedade, especialmente na região Tocantina do Maranhão, por meio das atividades de extensão e assistência ao estudante no tocante às atividades de esporte, cultura e lazer e, com isso, garantir a sustentabilidade integrada ao desenvolvimento, em suas várias implicações para a saúde, o emprego e a educação.

Divisão de Acesso e Permanência Estudantil (DAPE)
A DAPE é divisão responsável pelas bolsas e auxílios aos discentes; Coordena o Programa Bolsa Permanência e o Cursinho Popular; Participa da seleção de Tutores para o Cursinho Popular, do processo de análise do Estágio não obrigatório, da seleção de isenção do RU e dos Professores da UATI; Participa da organização da Semana de Integração Acadêmica e da Mostra de Profissões; É responsável pela divulgação do Vestibular bem como pela análise dos processos de auxílio viagem para acadêmicos.

Divisão de Extensão Universitária (DIVEXT)

A DIVEXT é a divisão responsável pela Supervisão PIBEXT e do MAIS IDH; Coordena a Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI); Organiza o SAPIENS; realiza Análise, cadastro dos eventos internos e externos da UEMASUL e participa da Seleção de Bolsa Permanência da organização da Semana de Integração acadêmica e da Mostra de Profissões.

Restaurante Universitário (RU)

O RU é responsável pela Distribuição dos tickets para discentes e servidores da UEMASUL; pela Supervisão de estagiários do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); pela realização e participação em palestras e demais eventos realizados na instituição, além de participar da seleção de isenção do RU, da seleção dos candidatos ao Bolsa Permanência e do Estágio não obrigatório. A função do RU é oferecer alimentação de qualidade, equilibrada e acessível, com o objetivo de favorecer a permanência dos estudantes no espaço universitário, permitindo-lhes ter dedicação integral aos estudos.

Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Cidadania (CDRC)

É a coordenadoria responsável pelo planejamento de ações para realização de parcerias com instituições externas à universidade para obtenção de apoio técnico e institucional que busquem promover a melhoria da estrutura e qualidade do ensino-aprendizagem da universidade, observando as demandas dos cursos e da universidade como um todo. Articular com outras instituições de ensino superior parcerias que possam promover a ampliar projetos e a extensão da universidade para além das propostas existentes no interior dos seus cursos, contribuindo para a integração dos discentes das instituições de ensino envolvida, entre outras.

Coordenadoria de Assistência à Saúde e Acessibilidade (CASA)

É a coordenadoria responsável pela assistência à saúde e acessibilidade. A Divisão de Serviço Social e Médico – DSSM faz parte dessa coordenadoria.

Divisão de Serviço Social e Médico (DSSM)

A DSSM é a divisão responsável por dar Assistência aos discentes e fazer Encaminhamentos aos Centros de Atendimento Psicológicos; é responsável pela organização de Palestras, seminários, simpósios etc.; pela participação em eventos representando a UEMASUL. Além disso, essa divisão também dá suporte para eleição dos candidatos à isenção da taxa do Restaurante Universitário; dos alunos do cursinho popular e dos candidatos à bolsa permanência.

Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural (CPHC)

É a coordenadoria responsável pelos assuntos relativos à conservação do patrimônio arqueológico e etnológico do Maranhão, especificamente da região tocantina, desenvolvendo ações para à conservação e divulgação desses bens culturais por meio do Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira (CPAHT) em atividades museológicas de salvaguarda e comunicação. As divisões que integram esta coordenadoria são: Divisão de Etnologia e a Divisão de Arqueologia.

Divisão de Etnologia

É responsável pela catalogação, curadoria e extroversão do patrimônio etnológico dando visibilidade às histórias e culturas dos povos originários.

Divisão de Arqueologia

É responsável pela curadoria do patrimônio arqueológico, voltada ao cadastramento, à pesquisa e à ação técnica de arqueologia.

Formulários e Documentos da PROEXAE

Disponibilizamos abaixo formulários de extensão da UEMASUL para solicitação de auxílio em viagens.

DOWNLOAD  –  Formulário SIGEF

Estrutura organizacional da PROEXAE