INSTITUCIONAL

Comissão Própria de Avaliação – CPA


Avaliação e Autoavaliação Institucional

A política de avaliação do ensino superior está disciplinada pela lei 10861/04 que estrutura um Sistema Nacional de Avaliação do Educação Superior (SINAES). Esta lei define como objetivo da avaliação institucional a identificação do perfil e do significado da atuação das Instituições de Ensino Superior (IES) (art 3°) ao mesmo tempo que estabelece seus resultados como referência básica para a regulação e supervisão da educação superior (art 1°, Parágrafo Único).

O SINAES estabelece as referências gerais que orientam a avaliação das instituições, dos cursos e dos alunos. 

A avaliação dos alunos de graduação tem como subsídio o Exame Nacional de Desempenho Docente (ENADE), que resulta no Conceito Enade.

O Conceito Enade é apenas um dos produtos do ENADE, chamados de indicadores de qualidade da educação superior, que elaborados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Os demais são o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que representa uma estimativa de mensurar o quanto do desempenho dos estudantes no Enade se deve ao curso de graduação (tendo o desempenho no Enem como referência); o Conceito Preliminar de Curso (CPC), uma estimativa da qualidade dos cursos de graduação envolvendo o desempenho no ENADE e as condições de oferta do curso; além destes há também o Índice Geral de Cursos (IGC), uma estimativa da qualidade das instituições que sintetiza os demais indicadores e elementos da avaliação da pós graduação.

A avaliação institucional é concebida no SINAES como processo específico que obedece à complexidade das atividades das IES, e que em razão disso, deve se voltar para, ao menos, as seguintes dimensões institucionais, organizadas em eixos (art 3°):

EIXO 1: Planejamento e Avaliação Institucional

Dimensão 8 – Planejamento e Avaliação

EIXO 2: Desenvolvimento Institucional

Dimensão 1 – Missão e PDI

Dimensão 3 – Responsabilidade Social

EIXO 3: Políticas Acadêmicas

Dimensão 2 – Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão

Dimensão 4 – Comunicação com a sociedade

Dimensão 9 – Políticas de Atendimento aos Discentes

EIXO 4: Políticas de Gestão

Dimensão 5 – Políticas de Pessoal

Dimensão 6 – Organização e Gestão da Instituição

Dimensão 10 – Sustentabilidade Financeira

EIXO 5: Infraestrutura Física

Dimensão 7 – Infraestrutura Física

O SINAES compreende a avaliação como processo interno e externo, sendo estas últimas conduzidas por comissões nomeadas pelos órgãos supervisores dos sistemas de ensino (INEP para instituições federais e privadas e seus respectivos cursos presenciais, além de cursos EAD de todas as IES; e Conselhos Estaduais de Educação para as IES Estaduais e seus cursos presenciais).

Para a avaliação interna, ou autoavaliação, o SINAES determina a criação de uma Comissão Própria de Avaliação em cada IES, com a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representantes da sociedade civil.

Além da CPA, a Uemasul também possui Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs) responsáveis pela avaliação no âmbito dos Centros da Universidade.

Documentos 


file pdf icon Portaria nº 4292022 – GR/UEMASUL – Composição de membros da CPA
file pdf icon  Regimento interno da Comissão Própria de Avaliação – CPA
file download icon Portaria nº 160/2021 – GR/UEMASUL – Composição dos membros da CPA
  Portaria nº 179/2021 – GR/UEMASUL – CSA/CCA
file download icon Portaria nº 178/2021 – GR/UEMASUL – CSA/CCHSL
file pdf icon Portaria nº 176/2021 – GR/UEMASUL – CSA/CCHSTL
  Portaria nº 192/2021 – GR/UEMASUL – CSA/CCANL
  Portaria nº 205/2021 – GR/UEMASUL – CSA/CCENT
  Plano de Ação 2017-2020
  Projeto de Autoavaliação Institucional 2022-2026

Relatórios


file pdf icon Relatório de Autoavaliação Institucional 2019
  Relatório de Autoavaliação Institucional 2020
  Relatório de Autoavaliação Institucional 2021

Relato institucional


  Relato Institucional 2017-2021 

 

Legislação


monitor icon Lei do SINAES

 


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