INSTITUCIONAL

A história da UEMASUL


Em meados da década de 80, quando a Federação de Escolas de Superiores do Maranhão (FESMA) fazia a transição para se tornar Universidade Estadual do Maranhão, já iniciavam também os debates sobre a necessidade de autonomia na gestão dos centros da UEMA espalhados pelo interior do estado. Foi nesse contexto que surgiu o coletivo “Autonomia e Luta”, que era formado por professores, alunos e movimentos sociais em geral e que pautavam a necessidade também da descentralização e democratização do ensino superior em nosso estado.

Uma proposta de lei chegou a ser elaborada pelo então deputado estadual Sálvio Dino, que propunha a criação da Universidade de Imperatriz, mas que na época não foi aprovada. Foram necessários muitos anos de lutas, mobilizações e, literalmente, outra geração de políticos, para que o sonho se tornasse realidade. No dia 1 de novembro de 2016, após um acirrado debate na Assembleia Legislativa liderada pelo deputado Marco Aurélio, o governador Flávio Dino assinava em Imperatriz, no Centro de Ensino Superior de Imperatriz (CESI/UEMA), a lei nº 10.525 que criou a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Instituída nos antigos Centros de Ensino Superiores de Imperatriz e de Açailândia, a UEMASUL assumiu a missão de promover o desenvolvimento regional englobando 22 municípios, garantindo um ensino público, gratuito e de qualidade, colaborando com a modernização da gestão pública e uma presença do estado do Maranhão mais significativa no continente. Nos últimos dias de 2016, o governador Flávio Dino anunciou a Prof. Dra. Elizabeth Nunes Fernandes como reitora pro tempore e no dia 1° de Janeiro de 2017, a UEMASUL passou a existir.

Ronaldo Neri Farias 
Professor Decano e diretor do curso de Física

 


Missão
Produzir e difundir conhecimentos, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão e formar profissionais éticos e competentes, com responsabilidade social, para o desenvolvimento sustentável da região Tocantina do Maranhão, contribuindo para a elevação cultural, social e científica, do Maranhão e do Brasil.

Visão
Ser uma universidade de referência regional no ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo, promovendo transformação e desenvolvimento da região.

Valores
Gestão democrática;
Promoção de sustentabilidade;
Ética;
Transparência e compromisso com a sociedade e com o bem público; 
Respeito à diversidade;
Valorização dos seus docentes técnico-administrativos e discentes; 
Autonomia e responsabilidade social;
Compromisso com a sociedade da região Tocantina do Maranhão.

 

Estatuto e Regimentos


file pdf icon Estatuto
file download icon Regimento Geral do Ensino de Graduação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão
file download icon Regimento dos Órgãos Superiores
file download icon Regimento das Pró-Reitorias
file download icon Regimento da Reitoria
  Regimento da Comissão Própria de Avaliação

 

 

SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.