PESQUISA E EXTENSÃO

CPAHT – Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira


Inaugurado em 10 de agosto de 2015, o Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira (CPAHT) surgiu como parte do projeto de extensão do Núcleo de Estudos Indígenas (NEAI), no ano de 2007. O CPAHT é um museu público, vinculado à UEMASUL, construído mediante o projeto de compensação ambiental da empresa Suzano Papel e Celulose. O espaço museológico está dividido em três segmentos: arqueologia, etnologia e cultura popular do sertão maranhense. 

O Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira homenageia populações que dominaram a extensa área do Cerrado Maranhense que física, linguística e culturalmente são caracterizados como da família Jê, e agrupam os povos Apanyekrá, Apinayé, Canela, Gavião, Parkatejê, Krahô, Krikati e Gavião Pykopjê. A exposição é composta de acervo arqueológico proveniente de pesquisas realizadas na região de Imperatriz, dispondo também de acervo etnológico, com materiais de uso cotidiano e ritualístico representativos dos povos Timbira, que nos remetem à nossa herança cultural, memória e identidade.

Visitação

O CPAHT recebe visitas de estudantes da UEMASUL, de alunos das redes municipal e estadual, de universidades, Institutos Federais, e de turistas. O atendimento é realizado pelos estudantes bolsistas, estagiários e voluntários da universidade, sob orientação da Arqueóloga Danielly Morais Rocha Marques.

O CPAHT funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h. As visitas guiadas em grupos podem ser agendadas por meio de formulário online, pelo e-mail: cpah.timbira@uemasul.edu.br e pela conta do museu no Instagram: @museu_cpaht.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.