ENSINO

Caminhos do Sertão


Institucional


 

Criado em 2018, o Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão é uma iniciativa da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão e acontece em parceria com as prefeituras municipais das quatro cidades onde o programa está implantado (Amarante, Itinga, Porto Franco e Vila Nova dos Martírios), escolhidas estrategicamente para atender as regionais de formação de professores que já atuam na área, além de alunos egressos do ensino médio nesses municípios.

A área de abrangência do Programa inclui, ao todo, 22 municípios da Região Tocantina. Além das cidades-polo, compõem as unidades avançadas as cidades de Buritirana, Sítio Novo, João Lisboa, Montes Altos, Senador La Roque, Açailândia, Estreito, Campestre do Maranhão, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Lajeado Novo, Ribamar Fiquene, São João do Paraíso, Cidelândia, São Francisco do Brejão e São Pedro da Água Branca.

O Programa Caminhos do Sertão oferta um total 800 novas vagas para os cursos de licenciatura: Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Matemática, proporcionando oportunidades de acesso ao ensino superior aos egressos do ensino médio e aos professores em exercício nas escolas públicas e municipais sem formação adequada, para o exercício da docência na Educação Básica impulsionando a formação de professores reflexivos e atuantes na sociedade.

A presença da UEMASUL nestes cenários contribui para diminuir as distâncias sociais e geográficas e universalizar o acesso ao ensino superior, promovendo a democratização do acesso ao ensino superior público e atendendo à política de expansão da educação superior do Governo do Estado.

 

Confira no mapa as Unidades Avançadas:


Histórico


2022

Sob a coordenação da professora Diana Barreto Costa, o Caminhos do Sertão retomou as atividades até então suspensas em razão da pandemia da Covid-19. O vestibular aconteceu em 1º de maio de 2022 e as aulas inaugurais em 24 de junho, 1, 8 e 15 de julho de 2022. O início das aulas nas quatro Unidades Avançadas do programa aconteceu no dia 18 de julho.

2021

Sob coordenação da professora Camila Perez da Silva e dando continuidade às ações do Programa de Formação Caminhos do Sertão da UEMASUL e aos compromissos firmados com os municípios onde serão implantadas as Unidades Avançadas, ocorreram reuniões de replanejamento para a revisão do Projeto Básico do programa e a definição de um novo calendário de atividades.

2020

Sob a coordenação da professora Nice Rejane da Silva Oliveira, o programa Caminhos do Sertão foi lançado. Durante a solenidade, também foram assinados os Acordos de Cooperação com os gestores das quatro Unidades Avançadas, e as assinaturas dos Termos de Cooperação Técnica com os municípios parceiros.

2019

O Conselho Estadual de Educação aprovou por unanimidade a autorização de funcionamento do Programa de Formação de Docentes da UEMASUL, Caminhos do Sertão. O programa marca mais um passo dado pela UEMASUL na missão de promover o desenvolvimento regional e atender às metas 12 e 15 do Plano Estadual de Educação do Estado do Maranhão (PEE-MA).

2018

Criado no início de 2018, o programa Caminhos do Sertão se propôs a ofertar um total  800 novas vagas para os cursos de licenciatura: Letras, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Pedagogia, Ciências Biológicas, Geografia e Matemática, proporcionando oportunidades de acesso ao ensino superior aos egressos do ensino médio e aos professores em exercício nas escolas públicas estaduais e municipais sem formação adequada, para o exercício da docência na Educação Básica impulsionando a formação de professores reflexivos e atuantes na sociedade.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.