Pós-graduação

Educação Indígena é tema da aula inaugural da 5ª turma do Mestrado em Letras

A palestra de abertura celebrou a diversidade e a importância dos povos indígenas.

O evento celebrou os povos indígenas, a diversidade e o respeito às tradições. Foto: Mestrado/UEMASUL.

Na última quinta-feira, dia 4, o Programa de pós-graduação em Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) deu início ao novo semestre letivo  da quinta turma do mestrado em Letras, com a aula inaugural  “Um olhar sobre a educação indígena”, ministrada pelo professor e líder indígena Lourenço Krikati. O  tema da palestra homenageia o Mês dos povos indígenas. O evento contou com a presença da reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves e indígenas do povo  Krikati, que realizaram uma cantoria para os presentes.

A liderança do povo Krikati,  professor Lourenço Kritati, reforçou a importância da educação indígena, destacando os esforços contínuos das comunidades indígenas para integrar o conhecimento tradicional com o conhecimento científico, visando contribuir para o desenvolvimento do país. “Nós, indígenas, vivemos duas educações escolares, a tradicional e a formal, que é oferecida pelo governo brasileiro. E nós queremos, cada vez mais, aprender sobre a educação formal para que possamos contribuir com o conhecimento científico e trazer melhorias para nós e para todo o nosso país”, ele ressaltou.

O Maranhão é o terceiro estado do Nordeste com a maior população indígena, 57.214 pessoas distribuídas em aproximadamente 700 aldeias. Foto: Mestrado/UEMASUL.

Para o coordenador do PPGLe, professor Gilberto Freire de Santana,  a presença do professor Lourenço Kritati, para discutir a educação indígena é motivo de orgulho. “Estarmos aqui, com o professor Lourenço, é reconhecer o protagonismo, o valor, a importância dos povos indígenas para a nossa região, para o nosso país”, disse Santana. Ele também ressaltou que a questão de memória, identidade e regionalidade é central para o programa de Pós-Graduação em Letras da UEMASUL.

A aula inaugural fortalece, mais uma vez, o compromisso do PPGLe e da UEMASUL com a diversidade cultural e a valorização das contribuições dos povos originários para a comunidade acadêmica e a sociedade brasileira. O mestrado é o primeiro da instituição e o único de toda a região na área das Letras. O programa tem como objetivo proporcionar ao professor da área, formação científica e cultural, ampla e aprofundada.