internacionalização

UEMASUL participa de encontro com embaixadores da União europeia

A reunião é um marco importante para o futuro da internacionalização das universidades maranhenses.

Encontro reuniu embaixadores de 10 países europeus, reitores, pró-reitores e assessores das universidades maranhenses. Foto: Ascom/UEMASUL.

A reitora da UEMASUL, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, integrou a mesa das autoridades na última quarta-feira, 3, no encontro com embaixadores da delegação da União europeia no Brasil. A reunião, realizada no Centro Caixeiral da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em São Luís, reuniu representantes de 10 países europeus e uma representante da diplomacia brasileira, tendo como objetivo fortalecer os laços acadêmicos, culturais e tecnológicos entre a comunidade europeia e as instituições de ensino superior do Maranhão.

Participaram do encontro, representantes do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Na ocasião, os representantes apresentaram suas instituições e o potencial delas para a cooperação internacional. Os embaixadores da União europeia, por sua vez, conheceram as atuação das IES em áreas como inovação tecnológica, parcerias com a iniciativa privada, sustentabilidade e equidade de gênero.

Estiveram presentes os embaixadores: Peter Claes, da Bélgica; Audra Čiapienė, da Lituânia; Ioannis Tzovas Mourouzis, da Grécia; Alessandro Cortese, da Itália; André Driessen, dos Países Baixos; Katarína Tomková, da Eslováquia; Johanna Karanko, da Finlândia; Bettina Cadenbach, da Alemanha; Mateja Kračun, da Eslovênia; María Del Mar Fernández-Palacios Carmona, da Espanha; e da senhora Kátia Gomes de Souza, representante brasileira que acompanhou os embaixadores.

A cooperação internacional pode gerar intercâmbio de estudantes e professores, mobilidade acadêmica, inovação tecnológica, dentre outras possibilidades. Foto: Ascom/UEMASUL.

O evento foi organizado pelas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Maranhão. A reitora Luciléa destacou a importância da união entre as instituições para o desenvolvimento do estado. “Faz com que a gente pense juntos os nossos problemas, e busque convergir para buscar apoio, quer seja nacional ou internacional, para que as nossas universidades continuem fazendo o seu papel social e tenham condições de fazer pesquisa e extensão. Então, esta reunião nos aproxima de países da União europeia, possibilitando a mobilidade de nossos alunos e professores, que podem ter acesso a grupos de pesquisa e centros de pesquisa das universidades desses países”, afirmou.

Ao final da reunião, os participantes manifestaram o desejo de dar continuidade ao diálogo em  busca de parcerias. A UEMASUL, colocou-se à disposição para colaborar com a União europeia no desenvolvimento de projetos e ações que beneficiem as comunidade acadêmicas maranhense e europeia. A UEMASUL segue o compromisso  com a internacionalização e com a construção de uma comunidade acadêmica globalizada. Em agosto de 2023, a reitora e a assessora para Assuntos Internacionais, professora Elizabete Rocha, participaram de uma missão internacional à África do Sul com a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM).

Texto: Lorena Guimarães
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.