Eleição para Reitor e Vice-Reitor
UEMASUL 2021


SOBRE A ELEIÇÃO   COMISSÃO ELEITORAL   EDITAIS E APÊNDICES   CHAPAS   COMO VOTAR   SIGEeleição 


Chapas

Cinco chapas concorrem na Eleição para Reitor e Vice-Reitor da UEMASUL para o quadriênio 2022-2025.


Chapa 1
DialogAção

Reitora: Luciléa | Vice-Reitora: Lilian

PLANO DE TRABALHO CHAPA 1

Quem é a professora Luciléa
A professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves é maranhense nascida na comunidade de pescadores, denominada de Peru, localizada nas reentrâncias  maranhenses. Doutora e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Educação pelo IPLAC/Cuba. Especialista em  Geografia e Planejamento Ambiental, PUC/Minas, Bacharel e Licenciada em Geografia pela UFMA e UEMA. Professora Adjunta do Curso de Geografia na UEMASUL, desde 1990, na qual ministrou muitas das disciplinas, das estruturas curriculares e na Especialização em Recuperação de Áreas Degradadas. É Membro do GPS – Grupo de Pesquisa Socioeconômica, do LabcartE – Laboratório de Cartografia e Ensino e do NEER – Núcleo de Estudos em Espaço e Representações, com pesquisa na Geografia das festas e patrimônio, Geografia e Literatura, Ensino de Geografia com uso de Mapas Mentais e Covid-19. Com atuação na Educação Básica, foi professora no Serviço Social da Indústria (SESI) e no Ensino Médio, no Estado do Maranhão. Na Educação Superior, exerceu os cargos de Diretora do Curso de Geografia, Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância (NEAD), que era formado pelos Cursos: Licenciatura em formação de Professores das Séries Inicias, voltada para os Municípios de João Lisboa, Amarante, Senador La Roque, Arame, Porto Franco, Imperatriz, Açailândia e Sítio Novo; Curso de Administração e do Curso de Ensino Religioso. Foi coordenadora das Especializações de Metodologia do Ensino de Geografia e Planejamento Ambiental e do Curso de Geografia e Proteção em Áreas Degradadas. Na administração superior, exerceu temporariamente os cargos de Chefe de  Departamento, Diretora de Centro, de Coordenadora de Acesso ao Ensino Superior (CAES), da PROGESA. Foi Chefe de Divisão de Concursos de Vestibulares – UEMASUL, com atuação na construção do PDI (2017-2021). Atualmente, é diretora do Curso de Geografia e membro do CONSUN.

Quem é a professora Lilian
Professora por opção de vida, atua no chão da Educação Básica há 23 anos, nível de ensino no qual dialoga as teorias da universidade com as muitas realidades dos aprendentes, entre eles, ela mesma. É doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará, curso que vem ao encontro de seu entendimento de que as diversidades nos fazem plurais e que todas elas devem ser respeitadas. Fruto da  universidade pública, possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí. Nos caminhos da Pesquisa e da Extensão seus principais interesses são pela educação e literaturas  indígenas. Atua no Ensino Médio do Estado do Maranhão, na Graduação e no Mestrado em Letras. Sendo que em todos esses espaços praticados pelo seu fazer docente busca o diálogo, por entender, com base em Gilles Deleuze que “Os modos de vida inspiram maneiras de pensar, os modos de pensar criam maneiras de viver”.

 


Chapa 2

Reitora: Profª. Ma. Iracema Rocha da Silva | Vice-Reitor: Prof. Dr. Enéas Nunes Rocha

*A Comissão Eleitoral não recebeu biografias, plano de trabalho e fotos da chapa.

 


Chapa 3
Para a UEMASUL Seguir Avançando

Reitora: Elizabeth Fernandes | Vice-Reitor: Expedito Barroso

PLANO DE TRABALHO CHAPA 3

Quem é a professora Elizabeth Fernandes
Elizabeth Nunes Fernandes, graduada em Química Industrial e Mestra em Química Analítica, pela UFMA. Doutora em Química Analítica, pela UFSCAR. Professora lotada no CCENT. Ao longo da carreira docente atua nos Cursos de Química, Biologia, Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal, orientando Trabalhos de Conclusão de Curso, projetos de pesquisa e extensão. Pesquisadora e Extensionista premiada em diversos Seminários de Iniciação Científica e Jornadas de Extensão. Atua como Docente de cursos de lato sensu, do CCENT e do CCA. Integrou o corpo docente do Curso de Especialização em Agricultura e Ambiente, que culminou na implantação do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente, sediado, à época, no CESI/UEMA. Exerceu o cargo de Técnica em Química, na Companhia Vale do Rio Doce, responsável pelo planejamento e implantação do Laboratório de Óleos Combustíveis da Ferrovia Carajás. É servidora pública federal, lotada no Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia-CCSST/UFMA, onde participou da comissão de implantação do Curso de Engenharia de Alimentos, em 2006. Atuou ativamente na defesa da carreira docente, coordenando a constituição das primeiras Comissões de Avaliação Docente dos Departamentos de Química/Biologia e de Matemática, que resultou em modelo para os demais departamentos, culminando na efetivação da promoção da carreira docente no CESI/UEMA. Foi diretora do Curso de Ciências, onde desenvolveu relatório consubstanciado do corpo discente das três habilitações, promovendo a conclusão dos cursos, dos alunos que se encontravam retidos. Foi eleita entre os docentes para participar da Comissão de Transição, para Implantação da UEMASUL. Foi indicada pelo Governador Flávio Dino e nomeada como a primeira Reitora da UEMASUL, para um mandato pro tempore, em 2017. Foi nomeada Reitora da UEMASUL para o quadriênio 2018-2021, após processo de consulta promovido pela chapa única inscrita no processo eleitoral. Presidente do CONSUN de 2017-2021.

Quem é o professor Expedito Barroso
Antonio Expedito Ferreira Barroso de Carvalho, bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela UFMA. Mestre em Ciências Florestais pela UFRA. Doutorando em Ciência e Tecnologia Ambiental, DINTER UNIVALI/UEMASUL. Professor universitário desde 1993 (UEMA e UEMASUL). Professor da Rede Estadual de Educação Básica desde 1995. Lotado no CCENT/UEMASUL, ao longo da carreira docente atuou nos Cursos de Ciências nas habilitações em Biologia, Química e Matemática, Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal. Orientou os primeiros trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Ciências – habilitação em Biologia, em 1995. Foi pioneiro no Programa de Bolsas de Iniciação Científica da UEMA em Imperatriz, no grupo dos quatro docentes nesse programa em 1994/1995, e o único ainda em atividade na Universidade. Orientou a primeira Bolsa de Iniciação Científica do Curso de Engenharia Agronômica do CESI/UEMA, em 2006. Integrou o primeiro quadro de docentes do Curso de Engenharia Florestal. Atua como Docente de cursos lato sensu do CCENT e CCA. Integrou o corpo docente no Curso de Especialização em Geografia e Planejamento Ambiental, Geografia Aplicada à Educação Ambiental e Estatística Aplicada às Ciências. Coordenador local do Mestrado em Educação, convênio UEMA/IPLAC-CUBA, em 1999/2000, Coordenador Pedagógico regional do Programa de Capacitação de Docentes da UEMA, em 1999 e 2000. Diretor do CESI/UEMA por 8 anos, 2007-2014, eleito e reeleito, período em que foram criados cinco curso de graduação. Integrou os conselhos de Administração – CAD/UEMA e o de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE/UEMA, por 8 anos. Integrou o CONSUN/UEMA por 10 anos. Há 5 anos é vice-presidente do CONSUN/UEMASUL. Designado em 2016 pelo Governador para participar da Comissão de Transição para Implantação da UEMASUL. Indicado pelo Governador o primeiro Vice-Reitor da UEMASUL, mandato pro tempore 2017. Nomeado Vice-Reitor da UEMASUL para o quadriênio 2018-2021, após processo de consulta promovido pela chapa única inscrita no processo eleitoral.

 


Chapa 4
Esperançar

Reitora: Regina Célia | Vice-Reitora: Carmem Barroso

PLANO DE TRABALHO CHAPA 4

Quem é a professora Regina Célia
Maranhense, de Presidente Dutra, residente em Imperatriz, a partir da década de 1980, onde construiu sua formação acadêmica junto ao ensino Superior público do estado do Maranhão. É professora adjunta da UEMASUL, vinculada ao Curso de História, do CCHSL, e da rede de educação básica do Estado do Maranhão. Possui Graduação em História, Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde e Doutorado em História. Atuou como diretora do Curso de História no CESI/UEMA e como membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão-CEPE e do Conselho Universitário-CONSUN, da UEMA. Participou do processo de implantação da UEMASUL, como membra da Comissão de Transição e Instalação. Foi Pró-reitora pro tempore e é a atual Pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica da UEMASUL. É membra efetiva da câmara de ensino e da câmara de extensão da Associação Brasileira de Universidades Estaduais e Municipais-ABRUEM, do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior-FORPROEX e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação-ForGRAD. Possui experiência militante no campo das políticas públicas, como tal participou fortemente na criação da primeira lei Orgânica do município de Imperatriz. Além da experiência de gestão no Ensino Superior na UEMA e na UEMASUL, desempenhou a função de secretária de Educação do Município de Imperatriz (2002-2004), onde coordenou o Congresso municipal que aprovou o I Plano Municipal de Educação. Enquanto docente, possui experiência na área de Educação e de História, com ênfase no Ensino de História, Política Educacional, Política e Movimentos Sociais. Desenvolve investigações que contemplam o Ensino de História e a História do Maranhão, privilegiando temas relacionados ao sertão maranhense, com foco no século XIX e na primeira metade do século XX, os Intelectuais, a Mulher e a Educação.

Quem é a professora Carmem Barroso
Tem graduação em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Maranhão (1997), Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional, pela Universidade Estadual do Maranhão (2013) e Doutorado em História, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- UNISINOS (2018). A primeira experiência profissional na docência foi como professora substituta da UEMA, campus São Luís, em 1998. Em 2003, assume como professora Auxiliar no CESI-UEMA, campus de Imperatriz. Em 2013, torna-se Professora Assistente. Em 2017, é efetivada professora da UEMASUL lotada no CCHSL e em 2019 é promovida a professora Adjunta I. Tem experiência na área de Sociologia, Educação, desenvolvimento e História Cultural. Desenvolve Pesquisa e Extensão em parceria com outras IES públicas em Comunidades Tradicionais do nosso Estado.

 


Chapa 5
Navegar é Preciso

Reitor: Gilberto Freire | Vice-Reitora: Sheila Nunes

PLANO DE TRABALHO CHAPA 5

Quem é o professor Gilberto Freire
Nasci na Paraíba, em 1957, e como de praxe, na época, aos 10 anos, juntamente com a família, fui para Brasília, onde efetivamente “fiz minha cabeça”, como aventureiro nas artes e buliçoso nos sonhos e pensamentos. Em 1980, após a graduação em Jornalismo, optei por Imperatriz, como lugar de existência e resistência. De início, entre pneus recauchutados, da loja do pai, para as grandes estripulias literárias. Desde a criação do Grupo Literário de Imperatriz, até o Festival de Poesia, Crônicas e Contos de Imperatriz. Hoje, sou um “highlandeano” ser, membro da Academia Imperatrizense de Letras. No teatro Ferreira Gullar, como um trapezista sem rede, lancei-me e fui laçado pelos experimentos da direção teatral. Aprendi o exercício da criação, imaginação, liberdade, assim como, o respeito ao outro e o compromisso necessário para com o coletivo. Bem depois, já quase um balzaquiano, fui fisgado pelo exercício de partilhar um saber (ainda tão pouco), tendo como morada a educação. Com orgulho, a que me dou o direto, afirmo: sou professor. Professor da UEMASUL, coordenador e professor permanente do Curso de Mestrado em Letras da UEMASUL, docente permanente do Curso de Mestrado em Letras da UEMA. Sou doutor em Letras, em Teoria Literária, pela UFRJ. Sou pesquisador do grupo GELITI (Grupo de Estudos Literários e Imagéticos), atuando na linha de pesquisa dos Estudos Literários em diálogos com outros saberes e Ensino e Cinema. Tendo como interesses de pesquisa: Literatura e imagem, Literatura e Ensino, Literatura e adaptação cinematográfica, Estudos sobre literatura e outras artes (teatro, música e fotografia). Letramento cinematográfico. Literatura brasileira moderna e contemporânea. Literatura, arte e cultura: o regional, etnorracial e indígena. No mais… distribuindo cheiros e sendo cheirado por impagáveis aconchegos em rebentações de carinhos sem tamanho. Assim, declaro, como poderia ter dito o poeta: acaba não, mundão de Deus!

Quem é a professora Sheila Nunes
Nascida em Imperatriz, cidade onde cresceu e constituiu família. Possui graduação em Farmácia-Bioquímica, é doutora em Medicina Tropical e Saúde Pública. Ingressou na Carreira do Magistério Superior em 2001, como professora do quadro efetivo do CESI/UEMA. Atuou no município de Imperatriz como farmacêutica, onde coordenou e participou da estruturação dos serviços da Central de Assistência Farmacêutica. Atualmente é professora Adjunta III, no regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva – TIDE, no Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas – CCENT. Na instituição, exerceu funções administrativas como diretora do Curso de Ciências Biológicas, do CESI/UEMA; foi coordenadora do Curso de Especialização em Vigilância em Saúde; Assessora Especial da Reitoria (2017); Presidente da Comissão de Implantação do Curso de Medicina da UEMASUL; membra da Câmara de Saúde e Hospitais de Ensino da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais-ABRUEM, e, atualmente, exerce a função de Pró-Reitora de Planejamento e Administração. Ademais, desenvolve atividades no ensino da graduação e pesquisas na área Epidemiológica, Avaliação de Tecnologias de Saúde e Avaliação Econômica em Saúde. Tem pesquisas em andamento. Desenvolve Estudo de Carga Global da Covid-19 e Custo-efetividade de testes auxiliares no diagnóstico da hanseníase em áreas de hiperendemia. Orienta alunos na Iniciação Científica e em Trabalhos de Conclusão de Curso. Tem artigos publicados em revistas científicas e capítulo de livro na área de atuação.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.