gestão ambiental

Estudantes de Gestão Ambiental participam de atividades alusivas ao Dia da Árvore

Alunos de Gestão Ambiental reunidos ao redor de uma árvore.

Alunos do campus Açailândia realizam arborização em alusão ao Dia da Árvore. Créditos da foto: Ascom/UEMASUL

No último sábado, acadêmicas e acadêmicos do curso de Gestão Ambiental da UEMASUL, campus Açailândia, celebraram o Dia da Árvore a convite do Corpo de Bombeiros da cidade. As atividades foram realizadas com crianças e adolescentes integrantes do programa social Bombeiro Mirim. As  alterações climáticas do planeta têm preocupado ambientalistas e a população do mundo inteiro, provocando debates e ações diversas.

Estudantes e professores do curso falaram aos pequenos bombeiros sobre as funções e importância das árvores, explicando sobre política ambiental e legislação específica. “O Dia da Árvore representa uma forma de sensibilizar a sociedade, conscientizar pela preservação e conhecimento das questões ambientais, e estimular a sociedade a plantar árvores”, disse Amanda Nascimento, acadêmica do 4º período de Gestão Ambiental.

O programa social Bombeiro Mirim estimula os estudantes a participarem de atividades educativas, e a exercitarem a cidadania. “Eles vão plantar mudas para daqui a 15 ou 20 anos passarem e verem as árvores que plantaram”, disse o subtenente Miranda, responsável pela atividade.

Durante a programação, 30 mudas de Ipê foram plantadas pelos estudantes da UEMASUL e pelos bombeiros mirins. “Se a comunidade aprender sobre isso, vão desmatar menos. E até ajuda a gente mesmo por causa da sombra, do oxigênio. Eu acharia muito importante se eles (a comunidade) também dessem ouvidos”, comentou Ana Alice, bombeira mirim que garante que irá passar o conhecimento aprendido no Dia da Árvore aos seus familiares e amigos.