tecnologia

Terceiro nível do Projeto “Alfabetização tecnológica para jovens e adultos” é iniciado em Açailândia

A reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves participou da recepção dos alunos que participam do projeto. Foto: Ascom/UEMASUL.

O início das aulas do terceiro nível do projeto de extensão “Alfabetização tecnológica para jovens e adultos” do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), campus Açailândia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), aconteceu na tarde desta quinta-feira, 27, e contou com a participação da reitora, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves. O projeto tem o objetivo de capacitar jovens e adultos da comunidade sobre o uso correto da tecnologia, com respeito à educação tecnológica e utilização de ferramentas computacionais.

“O curso trata de tecnologias, tanto na questão computacional como nas questões de celulares e smartphones. Estruturamos o projeto em três níveis de aprendizado – básico, intermediário e avançado. “No 1º nível,  os alunos viram sobre a questão de software offline; no 2º, eles aprenderam sobre internet e software online, e agora, no 3º nível vão aprender sobre programação passando pela automatização de tarefas até a criação de aplicativos e novas tecnologias para incentivar a inovação”, explicou o idealizador do projeto de extensão, professor Andrey Brito Nascimento.

Iniciado em março de 2022, o curso parte do princípio que a tecnologia utilizada de forma adequada, é uma ferramenta positiva, que proporciona muitos benefícios para o desenvolvimento dos jovens e adultos. Com foco na capacitação e uso correto da tecnologia, permitindo que as pessoas usem ferramentas simples como, editores de texto, planilhas e aprendam a navegar corretamente na internet e em sites de pesquisas, o projeto já mostra resultados.

O projeto também é aberto para a participação da comunidade externa. Foto: Ascom/UEMASUL.

A estudante do 3° ano do Ensino Médio, Hevelyn Gonçalves é uma das participantes do projeto e afirma que as tecnologias apresentadas estão sendo muito úteis para o seu dia a dia. “Eu comecei o curso técnico em informática aqui na UEMASUL e isso está me ajudando nas atividades escolares, sobretudo nos trabalhos científicos. É uma oportunidade muito bacana, estou gostando, aqui a gente já aprendeu muitas coisas do pacote office, como por exemplo, powerpoint, word e planilhas do excel”, afirmou.

O professor Andrey ressaltou que no 3º nível do curso, além das aulas de programação, uma fase de conhecimento considerada muito alta para a idade dos alunos inscritos, eles têm um acompanhamento pedagógico das alunas bolsista do curso de Pedagogia, pois o projeto de extensão visa ajudar a formar cidadãos mais conscientes e capazes de interagir com a tecnologia de forma reflexiva e crítica.

A proposta do projeto de extensão é proporcionar aprendizado sobre as tecnologias básicas como forma de evitar impactos negativos na vida profissional, educacional e pessoal. Por meio do uso de computadores no processo educacional, múltiplas habilidades podem ser desenvolvidas ao mesmo tempo, e no ambiente profissional, indivíduos polivalentes e multifuncionais na otimização de tarefas, valorização no mercado e confiabilidade, sendo imprescindível para a inserção no mercado de trabalho nos dias atuais.