SALA DE IMPRENSA

DCE

Empossada nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes

Os novos representantes do DCE da chapa (RE)Construção, eleita com 409 votos, tomaram posse em cerimônia realizada no auditório do campus Imperatriz.


Ascom UEMASUL

             Posse do Coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Renan Almeida. Foto: Ascom/UEMASUL.

Na noite desta terça-feira (07), a presidente da Comissão Eleitoral dos acadêmicos da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Samira de Sousa, concedeu posse à nova diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Josias Morais.  Os novos representantes do DCE da chapa (RE)Construção, eleitos com 409 votos, irão representar todos os estudantes dos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz. 

A cerimônia aconteceu no auditório do campus Imperatriz, com a presença da reitora, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, da vice-reitora, Lilian Castelo Branco, da diretora estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Gilvânia Ferreira da Silva, do ex-coordenador do DCE, Alcindo Holanda, da presidente da Comissão Eleitoral, Samira de Sousa, do coordenador geral do DCE, Renan Almeida, da coordenadora adjunta, Ana Vera Tourinho e dos estudantes.

A reitora ressaltou a importância dos representação estudantil para a universidade. “A gente sabe como essa instituição é importante para a formação de vocês e o quanto que a universidade pública precisa de vocês neste momento”, disse Luciléa, ao destacar a necessidade da comunicação dos discentes com os membros do DCE para um funcionamento adequado e satisfatório para a comunidade acadêmica, buscando a representatividade nas lutas sociais dentro da universidade.

O Diretório  Central dos Estudantes (DCE) representa os estudantes de uma universidade e existe nas instituições de ensino que ofertam mais de quatro cursos superiores. O mesmo tem a função de debater  problemas relacionados à instituição, por meio da mobilização estudantil. A coordenadora adjunta, Ana Vera Tourinho, reforçou sobre importância da volta do DCE. “O movimento estudantil é político, a gente tá lutando pelos nossos direitos, por uma universidade pública gratuita, e é de extrema importância termos voltado às ações estudantis no ano de eleição”, concluiu. 

A solenidade aconteceu em clima de comemorações e marcou o retorno das atividades do movimento estudantil na UEMASUL. Durante  o evento, a diretora estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Gilvânia Ferreira presenteou o DCE com a bandeira do movimento que ela representa, como símbolo de apoio à chapa eleita.

Diretora do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) Gilvânia Ferreira presenteando o DCE com a bandeira do movimento. Foto: Ascom/UEMASUL.

Conheça os integrantes do DCE: Renan Almeida Ferreira (coordenador geral); Ana Vera Tourinho Pinheiro (coordenadora adjunta); Camila Cristina de Castro Souza (secretária geral deferido); Julio Cesar Vieira da Cruz (defesa ecológica); Diana Neres dos Santos (ensino, pesquisa, extensão e estágio); João Alves de Oliveira Neto (imprensa/comunicação); Johnatha de Sousa Oliveira (assuntos acadêmicos estudantis) José Ricardo Brito Sales (sócio-cultural); Igor Xavier Nascimento (finanças); Amanda de Araújo Cavalcanti Duca (suplente imprensa/comunicação); Ísis da Rocha Sousa (suplente da secretária geral); Adriana de Melo Cursino (suplente finanças); Milena Aquino da Silva (suplente assuntos acadêmicos estudantis); Laura Lise Bruno e Silva (suplente ensino, pesquisa, extensão e estágio); João Henrique da Silva e Silva (suplente sócio-cultural); Dávila da Silva Santos (suplente defesa ecológica). 

Integrantes da chapa (RE)Construção comemorando a posse. Foto: Ascom/UEMASUL.

 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.