REITORADO 2022-2025

Encerrada a votação para Reitor e Vice-reitor da UEMASUL; conheça a lista tríplice

Esta foi a primeira vez que a UEMASUL realizou um processo eleitoral por meio do Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIGEleição)

A presidente da Comissão Eleitoral, professora Cristiane Matos, apresentando o envelope lacrado em que estava a chave de auditoria. Foto: Ascom/UEMASUL.

Foi encerrado na noite desta sexta-feira (08), às 21h, o processo de votação para eleição da lista tríplice para os cargos de Reitor e Vice-reitor da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Após o fechamento do Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIGEleição), a Comissão Eleitoral, que coordena o processo, iniciou a apuração dos votos, às 21h30, conforme disposto em edital.

O resultado contendo a lista tríplice com os nomes das chapas e o Índice de Preferência da Comunidade no Candidato (IPCC) foi divulgado por meio do Edital nº 07/2021 – CE/UEMASUL.

Ao todo, cinco chapas concorreram ao pleito para escolha dos novos dirigentes dos cargos máximos da UEMASUL. As professoras Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves e Lilian Castelo Branco de Lima, candidatas a Reitora e Vice-reitora, respectivamente, da chapa 1, denominada “DialogAção”, ocupam o primeiro lugar da lista, com soma ponderada e normalizada de 0,574.

Em seguida, a professora Elizabeth Nunes Fernandes e o professor Antônio Expedito Ferreira Barroso de Carvalho, atuais Reitora e Vice-Reitor da universidade, da chapa 3, denominada “Para a UEMASUL Seguir Avançando”, ocupam o segundo lugar na lista, com soma ponderada e normalizada de 0,537.

E no terceiro lugar aparecem as professoras Regina Célia Costa Lima e Carmem Barroso Ramos, candidatas a Reitora e Vice-Reitora da chapa 4, “Esperançar”, com soma ponderada e normalizada de 0,489.

A soma ponderada e normalizada reflete o Índice de Preferência da Comunidade no Candidato (IPCC), obtido a partir do cálculo dos votos de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos, conforme consta no Regimento da Reitoria da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), que normatiza o processo eleitoral.

As professoras Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, Elizabeth Nunes Fernandes e Regina Célia Costa Lima, candidatas a Reitora que formam a listra tríplice. Foto: Divulgação.

Homologação

Após divulgado o resultado, a presidenta da Comissão, professora Cristiane Matos, entregou a documentação de todo o processo eleitoral para a secretária do Conselho Universitário (CONSUN). A lista tríplice com as três chapas escolhidas pela comunidade acadêmica da UEMASUL será homologada durante reunião do Conselho Universitário, acompanhado do boletim de apuração do pleito, gerado pela Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI/UEMASUL). Após a homologação pelo CONSUN, a lista tríplice será encaminhada pela presidente do CONSUN, Reitora Elizabeth Nunes Fernandes, ao Chefe do Poder Executivo Estadual.

A professora Cristiane Matos, presidenta da Comissão Eleitoral, durante a entrega da documentação para a secretária do Conselho Universitário, Mari Marconccine. Foto: Ascom/UEMASUL.

Processo de votação

A abertura do processo de votação teve início às 7h53 da manhã, no auditório do campus Imperatriz, com as presenças dos candidatos e fiscais das cinco chapas inscritas. Foi retirada e impressa a zerésima do sistema, que é um relatório que comprova a não existência de voto registrado na urna eletrônica para nenhum das chapas da disputa. Em seguida, foi gerada a chave de auditoria e a partir daí o sistema de votação foi oficialmente aberto, às 8h, para as eleições de composição da lista tríplice para Reitor e Vice-reitor da UEMASUL.

A votação foi encerrada no horário determinado, às 21h, transcorrendo dentro da normalidade, conforme explica a presidenta da Comissão Eleitoral, professora Cristiane Matos. “O processo se deu de forma tranquila, tivemos apenas uma ocorrência que foi registrada ao final do dia, de propaganda irregular, que foi registrada em Ata e será avaliada pelo CONSUN. Tivemos agora a divulgação do resultado e estou muito satisfeita pela tranquilidade do processo que foi realizado com a máxima lisura”, afirmou.

Esta foi a primeira vez que a UEMASUL realizou um processo eleitoral de forma online, por meio do sistema SIGEleição. A eleição contou com a participação de 53,1% da comunidade acadêmica: 93%  dos docentes, 98,7% dos servidores técnico-administrativos e 47,4% dos discentes.