eleição reitor 2022-2025

Comunidade acadêmica da UEMASUL vota nesta sexta-feira (8) para Reitor e Vice-reitor

Cinco chapas participam do processo eleitoral deste ano, que está sendo realizado integralmente pelo SIGEleição, em decorrência da pandemia da Covid-19.

A Comissão Eleitoral apresentando o sistema SIGEleição, durante a Eleição Simulada, realizada no dia 28 de setembro. Foto: Ascom/UEMASUL.

Nesta sexta-feira (08), das 8h às 21h, será realizada a eleição para composição da lista tríplice para os cargos de Reitor ou Reitora e Vice-Reitor ou Vice-Reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), para o quadriênio 2022-2025. O processo eleitoral deste ano será realizado de forma remota, pela plataforma SIGEleição, em decorrência da pandemia da Covid-19. Para entrar no sistema de votação, será necessário preencher os campos “usuário” e “senha” com os mesmos dados de acesso ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) ou ao Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC).

Para a pessoa com deficiência, estará disponível um computador com leitor de tela, no Núcleo de Acessibilidade Educacional (NACE), e um ledor para auxiliar no acesso ao SIGEleição, garantindo que todas e todas tenham plenas condições de exercer o direito ao voto.

Poderão participar da votação os docentes do quadro de magistério superior, inclusive os visitantes e os substitutos; os alunos e alunas que estiverem regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação; os servidores e servidoras técnico-administrativos do quadro e os contratados em efetivo exercício.

O sistema SIGEleição conta com um sistema de votação similar ao que é utilizado na urna eletrônica dos processos de votação do Brasil. Está sendo utilizado pela primeira na UEMASUL, mas já foi utilizado em outras universidades, em mais de 1.600 diferentes eleições. É um sistema extremamente seguro, com controle de captcha, para evitar que algum tipo de robô tenha acesso, e todas as informações da votação são criptografadas. O voto será sigiloso e não identificado. Um passo a passo foi disponibilizado, para auxiliar no processo de votação, que pode ser acessado aqui.

A presidente da Comissão Eleitoral, professora Cristiane Matos da Silva, reforça o convite para a comunidade acadêmica. “O voto é facultativo, mas é fundamental que todos participem desse exercício democrático. Como presidente da Comissão, convido todos os acadêmicos e acadêmicas, professores, professoras e servidores técnicos administrativos para acompanharem e participarem do processo eleitoral”.

Este ano, cinco chapas participam do processo eleitoral. Cada eleitor poderá votar em até três chapas, votar em branco ou anular o próprio voto. Não será possível votar separadamente para Reitor ou Reitora e Vice-Reitor ou Vice-Reitora de chapas diferentes. Também não será possível votar em uma chapa válida e votar nulo nas escolhas restantes. Ao optar por anular a primeira opção de voto, a votação será encerrada e gerado automaticamente o comprovante de votação do eleitor, para impressão ou arquivamento.

A Comissão Eleitoral, composta por cinco docentes, dois técnicos administrativos e dois discentes foi instalada no dia 26 de agosto. O período de campanha começou no dia 18 de setembro e segue até hoje, 07 de outubro, véspera da eleição, às 23h59. A apuração da votação será feita pela Comissão Eleitoral, no auditório do Campus Imperatriz, após o encerramento da eleição, com início às 21h30.

A Comissão Eleitoral encaminhará oficialmente ao Conselho Universitário (CONSUN) o resultado do processo de eleição da lista tríplice, acompanhado do boletim de apuração do pleito, gerado pela Coordenação de Tecnologia da Informação (CTI/UEMASUL). Após a homologação pelo CONSUN, a lista tríplice, composta pelos nomes dos candidatos mais votados, será encaminhada pela presidente do CONSUN, reitora Elizabeth Nunes Fernandes, ao Chefe do Poder Executivo Estadual.

Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.