encontro regional

Campus Açailândia da UEMASUL realiza I Encontro Maranhense de Engenharia Civil

O evento tem o intuito de fomentar a produção científica nas áreas de atuação do Engenheiro Civil e estreitar o contato com empresas que implantam boas práticas de gerenciamento, execução e desenvolvimento de novas tecnologias.

I Encontro Maranhense de Engenharia Civil (EMAEC), promovido pelo curso de Engenharia Civil da UEMASUL, campus Açailândia, acontece de 22 a 24 de março de 2022. Foto: Ascom/UEMASUL.

Proporcionar aos estudantes de Engenharia Civil uma aproximação com a pesquisa científica e o mercado de trabalho é um dos objetivos do I Encontro Maranhense de Engenharia Civil (EMAEC), promovido pelo curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), campus Açailândia. O evento será realizado de 22 a 24 de março de 2022 e contará com atividades divididas em diversas áreas de atuação do Engenheiro Civil: Transportes; Urbanismo e Vias de Comunicação; Estruturas, Materiais e Construção Civil; Geotecnia; Hidráulica e Saneamento.

O encontro busca promover o curso e a UEMASUL nos cenários regional e nacional, tendo como objetivo fomentar a produção científica inerente às áreas de atuação do Engenheiro Civil, estreitar o contato com empresas da região que implantam boas práticas de gerenciamento, execução e desenvolvimento de novas tecnologias no âmbito da Engenharia Civil, além de difundir e debater temáticas que envolvam técnicas, tecnologias, políticas gerenciais e desafios da área e domínio das competências do Engenheiro Civil.

“Quando este evento começou a ser formatado, a ideia inicial era proporcionar aos nossos alunos um ambiente de aproximação entre a área da pesquisa e do mercado de trabalho em Engenharia Civil. E nas nossas pesquisas, identificamos que o Maranhão é muito carente desse tipo de evento, especialmente na Região Tocantina. Então, pensamos um evento que fosse regional, abrangendo o estado do Maranhão e o Nordeste como um todo”, explica a professora Jéssica Almeida dos Santos, membra da comissão organizadora.

A professora ressalta ainda a importância do I EMAEC para o curso de Engenharia Civil da UEMASUL. “É importante destacar que este é um evento construído por um curso da Região Tocantina, que irá reunir profissionais renomados da pesquisa, das empresas e do mercado de trabalho para falar diretamente com os alunos da UEMASUL e de outras instituições, inclusive de outras regiões do Brasil, o que representa um marco para nós e mostra que o nosso curso está evoluindo de forma acelerada no cenário das Engenharias no País”.

Alunos durante treinamento no Laboratório de Estruturas e de Materiais de Construção, no campus Açailândia. Foto pré-pandemia da Covid-19: Ascom/UEMASUL.

O período de submissão de trabalhos para o I EMAEC foi prorrogado e segue até o dia 15 de dezembro. Para o professor João Miguel Santos, diretor do curso de Engenharia Civil da UEMASUL e um dos organizadores do evento, o I EMAEC será uma oportunidade para dar visibilidade aos trabalhos científicos desenvolvidos na área da Engenharia Civil. “Como será um evento online, estamos recebendo trabalhos do Brasil inteiro. E alguns trabalhos de pesquisa já vêm sendo desenvolvidos na UEMASUL, então, o evento será também uma oportunidade para que alunos e professores publiquem os resultados destas pesquisas”, explica.

Os trabalhos submetidos e aprovados serão incluídos como capítulos de livro em um e-book e os dois melhores trabalhos de cada área serão premiados com certificado e indicações para publicações em periódico científico, conforme explica o professor João Miguel. “A expectativa é a de atingirmos, pelo menos, 100 participantes e, assim, conseguirmos publicar um e-book com as publicações que forem aceitas pela comissão científica do evento. Esperamos também que esta seja a primeira de muitas edições deste encontro, que é o primeiro a nível regional na área da Engenharia Civil realizado pelo curso”.

O encontro contará com a participação de profissionais da área da Engenharia Civil, estudantes, cientistas, pesquisadores e representantes das instituições apoiadoras: Governo do Estado do Maranhão, Conselho de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Grupo Voitto e Prefeitura Municipal de Açailândia. A programação trará palestras, mesas-redondas, minicursos e cerimônia de plantio de árvores das turmas de Engenharia Civil da UEMASUL em locais públicos de Açailândia.

O I Encontro Maranhense de Engenharia Civil será realizado de forma híbrida, com as atividades remotas transmitidas pelo canal da UEMASUL no YouTube e via Google Meet. A programação completa e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do evento. A certificação do encontro será de 30 horas.

Pré-EMAEC

Como forma de divulgar o I EMAEC, serão realizadas, quinzenalmente, palestras sobre diferentes temáticas. A primeira delas, “Manifestações Patológicas em estruturas de madeira”, ministrada pelo professor João Miguel Santos, acontece no dia 3 de dezembro, às 15h, com transmissão no canal da UEMASUL no Youtube.