aula magna

Acadêmico emociona plateia com discurso durante Aula Magna

O acadêmico possui baixa visão e prestou homenagens a UEMASUL pelo trabalho de inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior.

Sentados à mesa do auditório da UEMASUL, à direita duas professoras, à esquerda o acadêmico, com microfone na mão, lendo seu discurso.

O acadêmico contou um pouco da sua história e agradeceu a universidade pelos serviços prestados a pessoas com deficiência. Crédito da foto: Ascom/UEMASUL

Durante a Aula Magna, do último dia 21, o calouro do curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Valdeci Cabral, 31 anos, que tem baixa visão, representou os acadêmicos, sentado à mesa Diretiva, composta pelo Vice-Reitor, Pró-Reitoras e palestrantes convidados. Valdeci fez um discurso contando sua trajetória, que emocionou a todos.

Confira o discurso do acadêmico:

“Filho de pai trabalhador rural e mãe quebradeira de coco babaçu, sou mais um maranhense de origem humilde que estudou na modalidade de ensino EJA no período noturno, após um longo dia de trabalho. Mas, não me deixei abater diante das dificuldades encontradas em escolas que não ofereciam mínimas condições de ensino a alunos com baixa visão.

Até chegar aqui, no inicio de um curso superior em uma instituição de ensino público mostro que, com muita luta e dedicação podemos alcançar nossos objetivos

Começo hoje, uma jornada de responsabilidade e luta, com o objetivo de abrir novos caminhos para a inclusão da pessoa com deficiência, em especial, as deficiências visuais: baixa visão e cegos, nas instituições de ensino superior de Imperatriz.

É considerada cega a pessoa que tem visão abaixo de 10% no melhor olho. Mas, existem alguns que até mesmo para se locomover sozinhos necessitam de recursos para orientar seu deslocamento. Posso citar a bengala verde que identifica a pessoa com baixa visão e o piso tátil, que é fundamental para pessoas com deficiência visual.

Quero ressaltar a importância da Associação de Deficientes Visuais de Imperatriz, no incentivo ao ingresso de membros em instituições de ensino superior e no fortalecimento de politicas que buscam promover a integração da pessoa com deficiência na sociedade.

Espero que esse breve relato de minha trajetória de lutas possa inspirar a todos a serem mais perseverantes durante sua formação acadêmica e que nós possamos lembrar que por estar estudando em instituição pública de ensino, temos a responsabilidade e dever de trazer retorno social ao nosso estado, prestando bons serviços a sociedade.”