15/07/2022

Programa Caminhos do Sertão realizará Aulas Magnas em suas Unidades Avançadas

As aulas inaugurais contam com palestra do Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UEMASUL, professor doutor Allison Bezerra e da vice-reitora da UEMASUL, professora doutora Lilian Castelo Branco.

O Programa de Formação de Professores Caminhos do Sertão realizará as primeiras Aulas Magnas em suas Unidades Avançadas em junho e julho de 2022. As aulas serão ministradas pelo professor Allison Bezerra, Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UEMASUL em Porto Franco e Itinga e pela vice-reitora da UEMASUL, professora Lilian Castelo Branco em Amarante e Vila Nova dos Martírios e terão como tema: “A interiorização da educação superior como instrumento de transformações na Região Tocantina do Maranhão”.

As Aulas Magnas serão abertas à comunidade e receberão autoridades locais e a Gestão Superior da UEMASUL. Criado em 2018, o Caminhos do Sertão tem o objetivo de promover a democratização do acesso ao ensino superior público e de qualidade, para as comunidades da área de abrangência da UEMASUL. Após o processo seletivo realizado pela Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal do Maranhão (FSADU), convocação dos aprovados e matrículas, as Aulas Magnas serão o início oficial do programa.

O professor Allison Bezerra Oliveira possui graduação em Geografia e Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professor adjunto do curso de Geografia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

A professora Lilian Castelo Branco é doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2001) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2011). Participa do Grupo de Estudos Literários e Imagéticos, e atualmente é professora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e do Ensino Médio do Estado do Maranhão. Pesquisadora de educação e literatura indígena, tem experiência na área de Letras e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura, Educação, Antropologia da educação e da saúde, Metodologia da pesquisa científica.

Programação:

Porto Franco

Data: 24/06 (sexta-feira)

Horário: 18h

Local: Campus Darcy Ribeiro: Av. Tiradentes, n° 2060, Vila São Francisco.

Amarante

Data: 01/07 (sexta-feira)

Horário: 18h

Local: U.E. Prof. Vicente Sales de Souza: rua Sete de Setembro s/n, Bairro Trizidela.

Vila Nova dos Martírios

Data: 08/07 (sexta-feira)

Horário: 18h

Local: Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino e no Serviço Público Municipal de Vila Nova dos Martírios: rua Sete de Setembro, n° 313, Centro.

Itinga do Maranhão

Data: 15/07 (sexta-feira)

Horário: 18h

Local: Auditório da Prefeitura: Av. Paula Rejane de Carvalho, n° 300, Coqueiral.

Texto: Giuliana Piancó
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.