Formação de professores

Caminhos do Sertão realiza primeira Aula Magna do programa em Porto Franco

A Jornada Integrativa aconteceu na sexta-feira (24) e sábado (25) marcando o início oficial do programa.

A primeira Aula Magna do Programa de Formação Docente Caminhos do Sertão aconteceu na noite da última sexta-feira (24), em Porto Franco (MA). A aula foi ministrada pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), professor Allison Bezerra, e tratou sobre “A interiorização da educação superior como instrumento de transformações na Região Tocantina do Maranhão”. A cerimônia fez parte da Jornada Integrativa que seguiu até o sábado (25) e aconteceu no campus Tecnológico Darcy Ribeiro (Polo UAB de Porto Franco), onde serão ministradas as aulas do programa.

O palestrante falou sobre a interiorização da educação superior e a importância da formação de professores. Foto: Ascom/UEMASUL

O pró-reitor e palestrante, professor Allison Bezerra, falou sobre sobre a importância da temática que iniciou as aulas no município de Porto Franco. “Como estamos em uma região muito pobre, a educação é um indicativo de desenvolvimento socioeconômico e emancipação social. A escolha do tema está vinculada obrigatoriamente a um gargalo histórico do Maranhão, que é a oferta de educação em vários níveis, na formação de professor, no nível do professor atuando no mercado de trabalho, nas áreas que de fato lhe competem, como também um mecanismo de oportunidade para o programa, considerando que  a educação perpassa em todos os seguimentos como indicativos de melhoria. O Caminhos do Sertão vem promover melhorias e transformações nessa região. Na aula magna a gente buscar fazer um paralelo entre os dados que temos do Censo no Brasil, mas, também consideramos o contexto histórico da região Tocantina, que é marcada por baixos indicadores socioeconômicos, de qualificação e recursos humanos”, explicou.

Na ocasião estiveram presentes a gestão superior da UEMASUL, a secretária de educação do Maranhão, Leuzinete Pereira, no ato, também representando o Governador do Estado, Carlos Brandão, a coordenadora do programa, Diana Barreto, a coordenadora da Unidade Avançada de Porto Franco, Maria Alice Egipto, o prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, a vice-prefeita, Ivana Brito, e a deputada estadual Valéria Macedo,  dentre outros.

A Aula Magna foi aberta à comunidade e recebeu a Gestão Superior da UEMASUL e autoridades locais. Foto: Ascom/UEMASUL

A coordenadora do Programa Caminhos do Sertão, professora Diana Barreto, falou da importância de levar o ensino superior público, gratuito de de qualidade, para as cidades da área de abrangência da universidade: “Reitero a alegria de estarmos no dia de São João lançando em Porto Franco o Programa Caminhos do Sertão. Nós estamos desde 2017 trabalhando intensamente na UEMASUL para levar a cada uma dos municípios sob a jurisdição da universidade o ensino superior”, pontuou.

“Existem dois marcos muito importantes que precisamos citar: o primeiro é que a UEMASUL é a primeira universidade regional do Maranhão, e o segundo é que essa é uma universidade pública em que a sede não é na capital do estado. Além disso, quando elaboramos o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) ali foi inserido como missão democratizar o acesso ao ensino superior e hoje estamos materializando isso com o Programa Caminhos do Sertão”, completa a coordenadora.

O evento marcou o início oficial do Programa Caminhos do Sertão na Unidade Avançada de Porto Franco. Foto: Ascom/UEMASUL.

De acordo com o Plano Nacional de Educação (PNE), conforme a meta 15, até 2024, deve-se garantir em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, que todos os professores da Educação Básica possuam Educação Superior obtido em curso de licenciatura na área de conhecimento em que lecionam. O Caminhos do Sertão tem o objetivo de promover a democratização do acesso ao ensino superior público para as comunidades da área de abrangência da UEMASUL. Para alcançar tais objetivos, em conformidade com o PNE, o programa estabeleceu Unidades Avançadas em Porto Franco, Amarante, Vila Nova dos Martírios e Itinga do Maranhão.

Texto: Giuliana Piancó
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.