Aula magna

UEMASUL Açailândia inicia aulas da primeira turma do curso de Direito

40 alunos aprovados no processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2022 formam a turma

Foto: ASCOM Alunos da turma com reitora Luciléa, palestra Paulo Velten, professores do CCHTL e pró-reitores

A aula magna da primeira turma do curso de Direito do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), campus Açailândia, foi realizada na noite desta quarta-feira (21). A cerimônia contou com a presença da reitora, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves e da gestão superior. Evento foi parte da programação de Acolhimento dos calouros 2022.2.

O tema da aula inaugural foi “Estágio atual da reforma do Poder Judiciário: Fazer bem e depressa por uma justiça de proximidade”, ministrada pelo professor Doutor Paulo Sérgio Velten Pereira – desembargador, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ/MA). Em clima de festa e muita empolgação, os novos acadêmicos lotaram o auditório do IFMA e atentamente ouviram as orientações do palestrante, que é referência na área do direito.

“É uma emoção muito grande, para mim e para todos os colegas que compõe a turma. O sentimento geral é de muita emoção por termos um curso aqui na nossa cidade. Nós que já formamos em outras áreas e já passamos por essa jornada de ir e vir todos os dias para outra cidade, sabemos da dificuldade que é. Inclusive presenciamos acidentes trágicos envolvendo alunos que que tinha essa rotina. Então estamos muito encantados com essa oportunidade. É uma honra fazer este curso numa universidade grande, respeitada, pública, na nossa cidade” disse, emocionada, a acadêmica Maria Stella Brandão.

Foto: ASCOM  Palestras “Estágio atual da reforma do Poder Judiciário: Fazer bem e depressa por uma justiça de proximidade”.

Os alunos desta turma foram aprovados no processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2022. Foram ofertadas e preenchidas 40 vagas. A previsão é que sejam oferecidas 40 vagas por ano. “Somos referência para os maranhenses da Região Tocantina e Adjacências na formação de profissionais de Nível Superior. E o curso de graduação em Direito é uma antiga reinvindicação da comunidade de Açailândia e já estava previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2017-2021) da UEMASUL. É uma grande alegria participar da primeira aula desta turma, quero voltar aqui para festa de formatura” – exaclamou, sorridente, a reitora.

Sobre o curso

O Curso de Graduação em Direito do CCHSTL, nasce com intuito de atender aos anseios da comunidade de Açailândia, formando profissionais da área jurídica com visão humanística e postura crítica diante dos fenômenos jurídicos e sociais. Esse curso deverá proporcionar a região, profissionais com sólida formação acadêmica na dimensão do ensino, da pesquisa, extensão e da inovação, assim como, habilitados a operar o Direito em tods os campos de atuação profissional, com enfoque nas questões socioeconômicas e socioambientais, para promoção do desenvolvimento humano e sustentável da região.

Ele foi aprovado na 24º Reunião do Conselho Universitário da UEMASUL (CONSUN) de 2021. E foi pensado e elaborado por uma Comissão Multidisciplinar de acompanhamento técnico, constituída para operacionalizar e implantar o projeto, composta por 15 membros, com representações da UEMASUL, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do Governo do Estado do Maranhão e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção Açailândia.