SALA DE IMPRENSA

Sustentabilidade

Campus Imperatriz promove dia D com oficinas e palestras sobre sustentabilidade

Algumas atividades foram desenvolvidas com alunos de escolas municipais dos ensinos infantil, fundamental e médio.


Ascom UEMASUL

Professora da UEMASUL durante palestra sobre arborização de passeios em vias públicas no Dia mundial do Meio Ambiente.

As palestras possuem o objetivo de informar e esclarecer questões voltadas a preservação do meio ambiente. Crédito da foto: Ascom/UEMASUL

No Dia mundial do Meio Ambiente foram realizadas na UEMASUL palestras, oficinas e exposições com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica e sociedade em geral para questões como preservação ambiental e aquecimento global.  Algumas atividades foram desenvolvidas com a participação de alunos de escolas municipais dos ensinos infantil, fundamental e médio.

As visitas fazem parte de um projeto da Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA), com participação de estudantes do curso de Ciências Biológicas da UEMASUL, responsáveis pela elaboração de brincadeiras e jogos educativos, utilizando materiais recicláveis como garrafas pets e papelão.

O grande destaque do dia D, foi a exposição de objetos do projeto de iniciação científica do curso de Biologia. O professor e diretor de curso, Zilmar Timóteo e seus orientandos  realizaram o manejo sustentável do buriti na construção de materiais didáticos pedagógicos como jogos,  e peças anatômicas para ensino de ciências.  O projeto também se caracteriza como um trabalho de extensão, levando informações, e beneficiando comunidades mais carentes nas construções de objetos de arte para o desenvolvimento socioeconômico.

Alunos do curso de Biologia expõem, na UEMASUL, objetos produzidos com a fibra do buriti.

Os alunos do curso de Biologia fizeram exposição de objetos produzidos com a fibra do buriti. Crédito da foto: Ascom/UEMASUL

O Prof. Zilmar Timóteo Soares falou sobre a exposição sustentável que tem como matéria prima a fibra do buriti.  “Utiliza-se a fibra do buriti preservando o próprio buritizal que muitos destroem porque não sabem como fazer. Nós temos uma riqueza belíssima, estamos no meio do cerrado, um dos biomas mais bonitos do nosso país e do mundo. Precisamos ensinar aos nossos alunos a preservar e cuidar. Com essa exposição, nós estamos mostrando isso, como são belas as coisas que a natureza nos oferece e que a gente pode aproveitar”.


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.