ODS

Ações da universidade são alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

São 17 objetivos que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pelas pessoas em todo o mundo e 169 metas a serem alcançadas até 2030.

A expectativa é que, a partir de agora, as pesquisas desenvolvidas na instituição abordem temas relacionados aos ODS. Foto: Ascom/UEMASUL.

As instituições de ensino superior de todo o país, em sua essência, comprometidas com a responsabilidade social, terão como parâmetros das pesquisas, do ensino e da extensão, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, que preveem a construção e implementação de políticas públicas até 2030.

São 17 objetivos que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pelas pessoas em todo o mundo: Erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Igualdade de gênero; Água potável e saneamento; Energia limpa e acessível; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; Vida na água; Vida terrestre; Paz, justiça e instituições eficazes; Parcerias e meios de implementação. Além dos objetivos, também são propostas 169 metas que devem ser atingidas no período de 2016 a 2030.

A expectativa é que, a partir de agora, as pesquisas e projetos de extensão desenvolvidos na instituição abordem temas relacionados aos ODS, fornecendo a divulgação dos conhecimentos que possibilitem ações para a resolução de desafios enfrentados pela comunidade.

De acordo com o pró-reitor de Extensão e assistência estudantil, professor José Milton Lopes Pinheiro, o Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEXT) já possui uma nova configuração, estabelecida pela Resolução nº 287/2024 – CONSUN/UEMASUL, contemplando os projetos relacionados aos ODS.

“Não basta intensificar as discussões sobre a relevância dos ODS, é preciso institucionalizar. Faz-se isso formalizando ações nos documentos e resoluções da universidade. Vimos no PIBEXT uma oportunidade, tendo em vista que qualquer das ações que visem materializar os ODS são ações de extensão, pois possuem implicações que transcendem o espaço universitário, transformam a sociedade, a vida das pessoas, promovendo saúde, bem-estar, sustentabilidade e inclusão. Com o fomento pelo PIBEXT de projetos voltados aos ODS, damos um passo na mesma direção para a qual universidades do mundo inteiro hoje se voltam”, afirmou.

Com a implementação dos ODS, as universidades assumem um papel importante internamente, na área de aprendizagem e ensino, proporcionando aos estudantes, as habilidades para compreender os ODS, possibilitando uma educação acessível e inclusiva, e externamente, promovendo o engajamento público, sendo protagonistas nas discussões e parcerias, auxiliando nas tomadas de decisões de políticas públicas para o bem-estar da comunidade.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.