semana da integração

UEMASUL recebe 704 novos acadêmicos para o semestre 2022.2

A programação da Semana de Integração foi desenvolvida durante toda a semana nos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz.

A reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves saudou os novos estudantes durante as cerimônias de abertura do semestre. Foto: Ascom/UEMASUL.

A UEMASUL recebeu na última segunda-feira (19), 704 novos acadêmicos e acadêmicas em todos os campi.  A programação da Semana da Integração Acadêmica foi desenvolvida pela pró-reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica e pró-reitoria de Extensão e Assistência Estudantil.  A abertura do semestre contou com oficinas, momentos de conversa sobre o movimento estudantil, apresentações culturais e a realização de Aulas Magnas, com a presença da Gestão Superior, diretores de centros e de cursos.

A reitora, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves deu as boas-vindas aso calouros falando sobre a importância do espaço acadêmico. “A universidade é esse mundo plural, que vai além dos conhecimentos adquiridos, que vai além dos muros.  É realmente um espaço onde vivemos histórias importantes, onde fazemos amigos para a vida toda, onde vencemos as dificuldades. Aqui, nós, professores e professoras temos essa responsabilidade de acompanhar, ensinar, apoiar, aprender e demostrar o mundo real, da forma como ele é. Às vezes, temos a dimensão do real, mas existe sempre uma subjetividade que  a universidade nos mostra, as particularidades de cada um”.

No campus Imperatriz, as Aulas Magnas foram realizadas nos três turnos. Pela manhã e à noite, a aula com o tema: “Patrimônio arqueológico no Maranhão: interdisciplinaridade e interculturalidade” foi proferida pela arqueóloga Danielly Morais Rocha Marques.

À tarde, a aula com o tema “Vivências acadêmicas: das expectativas às realizações” foi ministrada pelo professor Dr. José Milton Lopes Pinheiro. No Centro de Ciências da Saúde (CCS), o tema foi específico para os alunos do curso de Medicina: “A medicina como instrumento transformador”, proferida pela médica Leiliane Martins.

Como parte da programação, no campus Imperatriz, foi inaugurado o Museu Afro-Indígena (MAI), primeiro museu do Maranhão dedicado à história transnacional da África e à história e cultura afro- brasileira e indígena em âmbito global/regional.

O MAI é fruto de 15 anos de pesquisa e foi criado com o objetivo de preservar testemunhos culturais dos mais variados grupos étnicos. Foto: Ascom/UEMASUL.

A acadêmica do curso de Pedagogia, Ana Clara Souza Santos falou sobre a emoção de estar na UEMASUL. “Eu sempre estudei em escolas públicas e ter conseguido essa vaga é muito gratificante, porque sei o quanto é difícil e concorrido entrar em uma universidade pública. Minhas expectativas são as melhores, sei que serão anos de muito aprendizado e experiências enriquecedoras”.

No campus Estreito, além da Aula Magna ministrada pela profa. Dra. Ilma Maria de Oliveira Silva, ocorreram palestras sobre a utilização do SIGAA e sobre os serviços da biblioteca. Os novos acadêmicos não esconderam a alegria de iniciar o semestre.

“Minhas expectativas de começar o curso na UEMASUL são ótimas. Acredito que terei um bom ensino e aprenderei coisas novas, não só no curso, mas com as pessoas e o espaço. Minha sensação de estar hoje na UEMASUL é de felicidade e ansiedade para iniciar esse novo capítulo da minha vida como acadêmico”, falou emocionado o acadêmico de Engenharia Agronômica, Kawanderson da Silva.

No campus Estreito, a Aula Magna “Vivências acadêmicas: das expectativas às realizações” foi ministrada pela profa. Dra. Ilma Maria de Oliveira Silva. Foto: Ascom/UEMASUL.

No campus Açailândia, os novos acadêmicos foram acolhidos pelos professores e acadêmicos veteranos. A Aula Magna foi ministrada pelo desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira, presidente do Tribunal de justiça do Maranhão, com o tema “Estágio atual da reforma do poder judiciário: fazer bem e depressa por uma justiça de proximidade”. O campus recebeu a primeira turma do curso de Direito.

A acadêmica do curso de Direito, Maria Estela Ferreira Brandão falou sobre o momento. “É uma emoção muito grande. Nestes dois primeiros dias tivemos a oportunidade de nos conhecermos. Hoje, com nossa Aula Magna, vejo que esse sentimento é geral, de todos os estudantes, que iniciam hoje, principalmente nós,  que estamos tendo a hora de fazer parte da primeira turma do curso de Direito, que começa hoje, em nossa cidade. Estamos agradecidos pela oportunidade. Esperamos aproveitar o máximo”.

O desembargador Paulo Sérgio Velten Pereira recebeu a placa de Agradecimento das mãos da reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves e do professor Bruno Lucio Meneses Nascimento. Foto: Ascom/UEMASUL.

As atividades da Semana de Integração foram desenvolvidas com o objetivo de possibilitar aos calouros, conhecimento das instalações e funcionalidade da instituição, por meio de palestras e oficinas. Ao todo, ingressam nos cursos de graduação da UEMASUL neste semestre, 704 novos estudantes, nos três campi: Açailândia, Estreito e Imperatriz.