campus Açailândia

II Encontro de Engenharia Civil é realizado em Açailândia

Evento tem como proposta aprofundar as reflexões sobre a Engenharia Civil e suas diversas ações no mercado.

No intuito de suscitar discussões relacionadas às questões do cotidiano, referente ao conhecimento teórico-prático, sob a ótica dos profissionais da Construção Civil e outras áreas atuantes no mercado de trabalho, a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Campus Açailândia, promove o II encontro de Engenharia Civil.  Tendo como tema “A Engenharia Civil e suas áreas de atuação”, o evento tem o objetivo de aprofundar as reflexões sobre a Engenharia Civil e as diversas ações no mercado, por meio de palestras, mesas redondas, minicursos e a participação dos acadêmicos e professores, nas exposições orais de trabalhos técnico-científicos.

Durante a programação, os estudantes e professores participam de palestras, com as temáticas: “Aspecto das obras de infraestrutura no Brasil”, “A Engenharia Civil e suas áreas de atuação”, “Licenças Ambientais necessárias à execução de obra civis”, “Acessibilidade e inclusão social”, “Segurança e saúde na construção” e o “Papel do Engenheiro Civil no Saneamento”.  Além dos minicursos, com destaque para o “Curso básico de maquete eletrônica e planta humanizada utilizando a ferramenta Google Sketchup”, ministrado pelo o professor do IFMA, Luan Henrique Varão Silva.

Para o estudante do segundo período de Engenharia Civil, Anderson dos Santos, a realização deste segundo encontro representa um grande passo para a consolidação do curso de Engenharia da UEMASUL. “É uma oportunidade, que nós estudantes do curso estamos tendo de adquirir mais conhecimento das diversas áreas de atuação da Engenharia. Hoje, com a criação da UEMASUL o curso de Engenharia Civil vem ganhando muito mais visibilidade na região, isto mostra que o curso está caminhando no rumo certo, que é o aperfeiçoamento do ensino, pesquisa e extensão, além da preparação para o mercado”, ressalta.

O professor de Engenharia Civil e ministrante de minicurso, Jonathas Nascimento, declara que o evento veio com uma novidade, que é apresentar os diversos setores em que a Engenharia atua e o cenário do mercado. “É importante pontuar que, ao participarem do encontro os acadêmicos dos primeiros períodos e os veteranos, começam a se contextualizar no cenário do mercado na área da Engenharia Civil, principalmente em Açailândia que é um polo industrial e siderúrgico, com empresas voltadas para os setores da Engenharia. Então, a escolha em trabalhar com essa temática, sobre as diversas áreas de atuação da Engenharia veio unir-se com as necessidades dos acadêmicos do curso em Açailândia”, finaliza.