UEMASUL promove capacitação de gestores

Programação visa trazer à tona o debate sobre situações corriqueiras que ocorrem no setor administrativo da Universidade.

Para o ano de 2018 a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão terá a disposição R$ 105,570 milhões em seu orçamento, o montante é aproximadamente 30% maior em relação ao ano passado. Este aumento orçamentário vem ao encontro das metas de estruturação e expansão da instituição.Com o objetivo de aumentar a eficiência administrativa, a UEMASUL, por meio da Pró-reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), promoveu nos dias 27 e 28 de fevereiro o “II Encontro de Gestores da UEMASUL”, para capacitar gestores acadêmicos e administrativos da universidade.

A programação promoveu a avaliação do primeiro ano da UEMASUL, o debate de casos práticos que ocorrem na administração da universidade, além de promover a socialização mais abrangente de cursos e treinamentos que foram voltados para setores específicos da instituição. “Temos um grande desafio para 2018 e o Governo do Estado está dando todas as condições para supera-los. Mas para isso, nossa palavra chave na administração deverá ser EFICIÊNCIA”, afirmou a reitora Elizabeth Nunes Fernandes, que fez a abertura do evento, que completou: “Estaremos continuamente capacitando nossos servidores, e com o esforço e comprometimento de todos, estaremos no caminho certo para a excelência na gestão universitária”.

Para a Pró-reitora de Planejamento e Administração Sheila Elke Araújo Nunes, o encontro está sendo muito produtivo. “Nós conseguimos reunir todos os demandantes dos nossos processos de licitação, que são os diretores de centro, coordenadores, chefes de divisões e as pró-reitorias, para dirimir as dúvidas com relação aos processos de licitação e fluxos dos nossos processos.  Outro assunto foi o planejamento estratégico para execução do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), em especial o foco para as ações que estão sendo planejadas para serem executadas em 2018; e ainda as oficinas para capacitar alguns setores quanto ao uso de um sistema novo, o SIGA, para termos êxito na execução do mesmo”, afirmou.

Um dos convidados para colaborar com o evento foi o presidente da Comissão Setorial Permanente de Licitação da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social (SEDES), Ignácio de Loyola da Silva Pinheiro. Ele deu a oficina: “Passo a passo na elaboração do Termo de Referência”, contemplando uma das principais demandas, identificadas pela Proplad. A troca de experiências entre os setores fortalecem os vínculos e agregam informações essenciais para a rotina da instituição, como afirma Ignácio: “Essa troca de experiências é muito importante, porque, como a SEDES tem mais tempo do que a UEMASUL na sua gestão,  ela pode favorecer demais, trazendo o que deu certo lá para ser utilizado aqui na UEMASUL. Acho que esse tipo de diálogo e troca de experiências precisa ser mais fomentado. Nós integramos apenas um órgão que é o Estado, e lutamos pelo bem estar de todos, onde a atividade que um faz também interessa a um conjunto todo”.