PLANEJAMENTO

Comissões Temáticas para elaboração do PDI 2022-2026 retomam planejamento

A proposta de criação do PDI deverá ser finalizada até o mês de novembro de 2021, para, então, ser encaminhada ao Conselho Universitário (CONSUN) para discussão e aprovação.

As primeiras reuniões aconteceram ainda em 2020. A Gestão Superior reuniu-se com diretores e professores dos campi Açailândia e Estreito, para avaliar as ações desenvolvidas no PDI 2017-2021. Foto: Arquivo/UEMASUL.

Nesta terça-feira (15), a Comissão Organizadora de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o quinquênio 2022-2026, reuniu-se com os presidentes das Comissões Temáticas, para orientar as equipes nos próximos passos de construção do documento.

Docentes, discentes e servidores técnico-administrativos também participam do processo de elaboração do PDI. De forma democrática, a comunidade acadêmica participou de uma votação online no início deste ano para escolher a Missão, a Visão e os Valores da UEMASUL.

A reitora da UEMASUL, professora Elizabeth Nunes Fernandes, ressalta a importância do trabalho que será desenvolvido pelos grupos. “O trabalho das comissões temáticas resultará na elaboração de um documento base, que dará corpo para o documento final norteador dos próximos cinco anos da UEMASUL. É uma importante etapa na elaboração do PDI da UEMASUL e de valorosa importância o papel de cada integrante das comissões”.

O PDI está sendo planejado por capítulos e, de acordo com o cronograma de trabalho das equipes, o processo de elaboração do documento deverá ser finalizado até o mês de novembro de 2021, para, então, ser encaminhada ao Conselho Universitário (CONSUN) para discussão e aprovação. Por fim, o PDI será apresentado ao Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA) no período de recredenciamento da universidade, no primeiro semestre de 2022.

A composição das Comissões Temáticas, Avaliativa e Executiva é designada por Gestores da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e diretores de Centro da UEMASUL.

Comissões Temáticas

As Comissões Temáticas são responsáveis por realizar discussões sobre os temas e, também, por coletar, analisar e sistematizar dados e informações para a composição do texto do PDI/UEMASUL 2022-2026. Cada grupo apresentará diferentes propostas, de modo a envolver os anseios de toda a comunidade acadêmica da UEMASUL, como explica o membro da Comissão de Políticas de Atendimento aos Discentes, Edelblan Conrado da Silva Rocha.

“Todos os segmentos da universidade tem espaço na construção do PDI, com direito a expressar a sua opinião e sua visão, e apresentar quais são os seus anseios para o desenvolvimento da instituição no período de 2022 a 2026. Por meio disso, vamos representar os desejos da comunidade acadêmica em sua totalidade”, destaca.

As 10 Comissões Temáticas que compõem o PDI são: Perfil Institucional; Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Desenvolvimento Institucional; Políticas de Atendimento aos Discentes; Plano de Implantação e Expansão de Cursos; Organização Administrativa e Governança; Políticas de Gestão de Pessoas; Infraestrutura, Instalações Acadêmicas e Acessibilidade; Monitoramento, Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional; Gestão Financeira e Orçamentária.

A Portaria que define a criação das Comissões Temáticas foi publicada em 15 de abril de 20121, no Diário Oficial do Estado do Maranhão (DOE-MA), de acordo com a Lei nº 10.558, de 06/03/2017 do Governo do Estado do Maranhão, que dispõe sobre a organização administrativa da UEMASUL.