regimentos

CONSUN aprova regimentos da reitoria e dos órgãos deliberativos, normativos e consultivos

Os Regimentos são os primeiros construídos na universidade, que antes utilizava documentos da UEMA.

Ao todo, a 14ª reunião extraordinária do Conselho Universitário aprovou seis resoluções. Foto: Ascom/UEMASUL

O Conselho Universitário da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) reuniu -se no dia 12 de julho para a 14ª reunião extraordinária. Conselheiros e conselheiras aprovaram seis resoluções, entre elas, o primeiro regimento da reitoria e o regimento dos órgãos deliberativos, normativos e consultivos da universidade, apresentados pela Pró-reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD).

Importantes para a regulação do funcionamento da universidade, os regimentos aprovados são os primeiros a serem construídos e definidos por legislação específica da UEMASUL, que antes utilizava documentos da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O pró-reitor de Planejamento e Administração, professor José Sérgio de Jesus Salles, foi o relator das propostas de resolução e conta que a produção dos regimentos foi feita em conjunto: “Como a universidade é recém-criada, possui apenas seis anos de existência, nós seguíamos as normas da UEMA, e agora, construímos de forma coletiva, com gestão e professores os nossos próprios regimentos, de acordo com as nossas necessidades”, explicou.

O “Regimento dos Órgãos deliberativos, normativos e consultivos da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL”, regula as atribuições, competências e composição do Conselho Universitário (CONSUN);  do Conselho Estratégico Social (CONEST); dos Conselhos de Centro (CONCEN) e dos Colegiados de cursos. O “Regimento da Reitoria da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL”, regula o funcionamento da reitoria, sua eleição, composição e atuação na universidade.