internacionalização

UEMASUL e Universidad de San Luis firmam Acordo de Cooperação Internacional

A primeira ação executada em conjunto pelas instituições será o projeto “Línguas Hermanas: Português e Espanhol como Línguas Estrangeiras”, que possibilitará a troca de conhecimentos entre alunos e professores do Brasil e da Argentina.

Estiveram presentes as Gestões Superiores da UEMASUL e da UNSL, Diretores de Centros de Ciências, a diretora do curso de Letras/Português, campus Açailândia e a assessora e o assessor de Assuntos Internacionais das duas universidades. Foto: Reprodução Google Meet.

A Reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Elizabeth Nunes Fernandes, e o Reitor da Universidad de San Luis, (UNSL) – Argentina, Víctor Aníbal Moriñigo, assinaram, na manhã desta quinta-feira (11), um Acordo de Cooperação Internacional que tem como objetivo estabelecer o intercâmbio de conhecimentos e assistência técnica e científica, relacionados ao ensino, pesquisa, extensão, inovação, administração universitária e capacitação de recursos humanos entre as duas instituições.

Na cerimônia, realizada de forma remota, estiveram presentes as Gestões Superiores da UEMASUL e da UNSL, Diretores de Centros de Ciências, a diretora do curso de Letras/Português, campus Açailândia e a assessora e o assessor de Assuntos Internacionais das duas universidades. A cooperação entre a UEMASUL e a UNSL será baseada na participação conjunta das duas instituições, com o propósito de acelerar e assegurar a expansão qualitativa e quantitativa no ensino superior.

A Reitora Elizabeth Nunes Fernandes falou sobre a importância da internacionalização para a instituição. “A nossa universidade tem apenas cinco anos e estamos celebrando hoje, nosso segundo acordo internacional. Desde o início da UEMASUL, nós colocamos a internacionalização como um importante passo de relação interinstitucional. É uma forma também de interagirmos com a cultura, com a educação e com tudo que envolve cada um dos países porque acreditamos que este é o caminho, além das fronteiras”, concluiu.

Reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Elizabeth Nunes Fernandes, assina o Acordo e Cooperação Internacional com Universidad de San Luis. Foto: Ascom/UEMASUL.

O acordo de cooperação é um instrumento fortalecedor nas áreas de ensino, de pesquisa e de extensão, e prevê o trabalho conjunto entre as duas instituições. A primeira ação do acordo será a execução do Projeto Línguas Hermanas: Português e Espanhol como Línguas Estrangeiras. O projeto irá ofertar aos docentes, discentes e técnicos administrativos a promoção de intercâmbio de conhecimento e experiência e outras atividades relacionadas ao ensino, pesquisa, cultura e administração universitária, além de favorecer a inclusão social, por meio de troca interativa de experiências linguísticas e culturais mediada pelos recursos tecnológicos.

O acordo tem duração de cinco anos. São responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, a Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (PROGESA), a Assessoria de Assuntos Internacionais da UEMASUL, com coordenação dos cursos de Letras/Português da UEMASUL e da UNSL.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Reprodução/Google Meet/Ascom
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.