SALA DE IMPRENSA

internacionalização

Reitora Luciléa cumpre agenda na África do Sul

A reitora participa de diversas atividades programadas pela ABRUEM.


Ascom UEMASUL

Agenda conta com evento global.

A reitora Luciléa Gonçalves e a assessora para Assuntos Internacionais da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), professora Elizabete Rocha, juntamente com a comitiva da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), participam desde a última segunda-feira, 21 de agosto, de missão internacional à África do Sul, onde já realizaram diversas reuniões e atividades em instituições de ensino no país.

A comitiva já passou por Durban e Pietermaritzburg, visitando universidades e escolas. “Nossa missão aqui, assim como dos colegas reitores e assessores, é fortalecer nosso processo de internacionalização da UEMASUL. Existem diversas possibilidades de pesquisas e cooperação a serem feitas entre as universidades brasileiras e as africanas, e aqui estamos conhecendo melhor as formas de viabilizar estes processos” – explicou a reitora Luciléa.

Em Durban, participaram de reuniões e conheceram a University of Kwazulu-Natal (UKZN) e a Durban University of Technology (DUT). Lá, dialogaram e trocaram experiências na UKZN e na DUT; visitaram o Centro de Excelência Aeroespacial e o Centro de Documentação de Sistemas de Conhecimento Indígena e o Instituto de Tecnologia de Água e Esgoto da DUT, onde conheceram as tecnologias para soluções e inovações no tratamento de água e esgoto.

Participaram ainda da 25ª Anual IEASA Conference – um evento internacional, com representantes de todos os continentes e que reúne líderes de internacionalização, especialistas, acadêmicos e pesquisadores, profissionais, educadores, estudantes e inovadores, bem como organizações e indivíduos interessados na internacionalização do ensino superior. O objetivo do evento é compartilhar pensamentos, resultados de pesquisas, experiências vividas e exemplos de boas práticas.

Na cidade de Pietermaritzburg, conheceram as instalações da escola St Charles College. E nesta sexta-feira (25), para fechar a primeira semana de trabalho na África do Sul, cumpriram ainda, uma agenda de visitas e reuniões na University of Westem Cape (UWC), School of Govemment (UWC Main Campus), School of Public Health (SOPH), University of Cape Town (UCT).

 


Texto: Lorena Guimarães
Assessoria de Comunicação/UEMASUL


Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.

 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.