PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

UEMASUL oferta 100 vagas para Especialização em Docência em Saúde

O curso visa desenvolver e aprimorar o processo de formação docente para atuação nos cursos da área da saúde da Região Tocantina, de modo a implementar práticas transformadoras no contexto da Educação em saúde no Brasil.

Os profissionais serão capacitados para atender a demanda específica do mercado de trabalho no ensino e assistência na saúde, com formação técnica, pedagógica e científica. Foto: Arquivo/UEMASUL.

A Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL), por meio da Coordenadoria de Pós-Graduação, oferta o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Docência em Saúde, objeto do Edital nº 05/2021 – CPG/PROPGI/UEMASUL, vinculado aos Centros de Ciências da Saúde (CCS) e de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT), Campus Imperatriz, com início previsto para o mês de setembro de 2021 e aulas na modalidade híbrida (presenciais e remotas).

As inscrições podem ser realizadas no período de 15 de junho a 12 de julho de 2021, no valor de R$ 50,00. A seleção dos candidatos ocorrerá entre 15 e 20 de julho de 2021. O curso é autossustentado, com mensalidade no valor de R$ 150,00. A carga horária é de de 390 horas, com duração de 14 meses.

Ao todo, estão sendo ofertadas 100 vagas para profissionais graduados das áreas de Saúde e Educação. Deste quantitativo,  10% das vagas são destinadas para servidores da UEMASUL, 5% para candidatos que comprovarem carência financeira, 5% para pessoas com deficiência e 5% para indígenas e quilombolas.

O curso visa desenvolver e aprimorar o processo de formação profissional docente para atuação nos cursos da área da saúde da Região Tocantina, buscando bases referenciais teóricas, metodológicas, tecnológicas e sociais que contribuam para a implementação de práticas transformadoras no contexto da Educação em saúde no Brasil.

A coordenadora do curso, professora Ivaneide de Oliveira Nascimento, destaca que, além de formar professores, por meio de metodologias ativas, o curso também irá fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

“A Especialização em Docência em Saúde possibilitará a formação de um professor reflexivo e a prática em metodologias ativas tornará a sala de aula um verdadeiro ambiente de ensino e aprendizagem, contribuindo, assim, para o aprimoramento do processo de formação profissional do docente, que atuará em cursos dessa área no Maranhão. De forma a proporcionar experiências na gestão de diferentes ambientes, o curso irá produzir conhecimentos a partir da investigação relacionada ao serviços de saúde, fortalecendo dessa forma o Sistema Único de Saúde, o SUS”, explica.

Os profissionais serão capacitados para atender a demanda específica do mercado de trabalho no ensino e assistência na saúde, com formação técnica, pedagógica e científica, de modo a desenvolver atividades de preceptorias, consultorias, orientação de estágios na área da saúde, entre outras demandas.

Acesse aqui o edital completo e saiba mais.

Outros cursos

O curso foi aprovado durante a 20ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (CONSUN) da UEMASUL, realizada no dia 15 de abril. Além da Especialização em Docência em Saúde, foram aprovados mais quatro cursos de Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Recuperação de Áreas Degradadas, Especialização em Ciências Ambientais, Especialização em Produção Animal e Especialização em Gestão de Clínicas e Consultórios.