especialização

Educação e desenvolvimento humano é tema de Aula Magna na pós-graduação

Os cursos de pós-graduação ofertados na universidade buscam dar continuidade na formação dos profissionais da região.

Estudantes do curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior. Foto: Ascom/UEMASUL.

Na manhã do último sábado (11), a primeira turma da pós-graduação, Lato Sensu, Especialização em Metodologia do Ensino Superior da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) participou da Aula Magna com o tema “Educação e desenvolvimento humano”. A palestra foi proferida pela professora Izaura Silva e a aula marcou o início das atividades da nova turma formada por 50 acadêmicos, reforçando a importância histórica dos cursos de especialização, que habilitam a docência no Ensino Superior para Imperatriz e região.

O evento contou com a presença da pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, professora Márcia Suany Dias Cavalcante, representando o reitor em exercício, pró-reitor José Sérgio de Jesus Salles; pró-reitor de Pesquisa, pós-graduação e Inovação, professor Allison Bezerra Oliveira; coordenador de pós-graduação, professor Luciano Santos; diretora da especialização, professora Roza Maria Soares e a representante do diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), professora Ilma Maria de Oliveira.

A professora Ilma falou sobre a importância do curso de especialização. “Nós preparamos esse curso para que professores da região possam assumir outros espaços no ensino superior, então é um curso voltado à preparação para o ensino superior. O que nós fazemos aqui é levando em consideração as necessidades da nossa sociedade”.

A Aula Magna é um momento de grande importância para os acadêmicos e marca a entrada dos estudantes na universidade. Foto: Ascom/UEMASUL

Os cursos de pós-graduação da universidade buscam dar continuidade na formação dos profissionais da região. O pró-reitor de Pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Allison Bezerra Oliveira ressaltou a importância dos cursos de especialização neste cenário. “Os cursos de Lato sensu são embrionários para a criação de programas de Stricto sensu, então essa turma pode ser o trampolim efetivo para que possamos criar futuramente o mestrado Stricto sensu em Educação ou Metodologia do ensino superior”, disse o professor.

A Aula Magna é um momento de grande importância para os acadêmicos, e marca a entrada dos estudantes na universidade. O tema destacou a importância da educação no processo de desenvolvimento humano e transformação de realidades, como por exemplo, a oferta de professores em determinada região onde há cursos de formação e especialização para professores.