SALA DE IMPRENSA

pesquisa

UEMASUL abre inscrições para PIBIC, PIVIC, PIBIC Jr, PIBITI e PIVITI ciclo 2023/2024

As inscrições de projetos e orientadores estão abertas até o dia 24 de abril de 2023.


Ascom UEMASUL

No último ciclo (2022/2023) 198 projetos foram selecionados para os programas institucionais de bolsas. 

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) publicou, no dia 21 de março, três editais de seleção de projetos e orientadores para o ciclo 2023/2024 dos programas institucionais de: Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr), Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e Voluntários de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIVITI). 

As inscrições estão abertas e seguem até o dia 24 de abril. Realiza a inscrição e participa do processo seletivo apenas o proponente/orientador, após o resultado os professores selecionados indicarão os estudantes que participarão do projeto de pesquisa. Os projetos serão desenvolvidos no período de setembro de 2023 a agosto de 2024, e tem como objetivo estimular professores pesquisadores a incluírem estudantes nas atividades científicas teóricas e práticas, no desenvolvimento tecnológico e inovação. De modo geral, os programas servem para despertar a vocação científica dos estudantes. 

A reitora da UEMASUL destaca que esta é uma oportunidade que deve ser buscada por todos. “Participar de uma pesquisa científica é enriquecedor em diversos aspectos, é enriquecedor para o currículo acadêmico, para a formação profissional, para a formação de futuros cientistas e sobretudo para a formação humana. A pesquisa científica por meio de suas metodologias traz o raciocínio crítico e experiências que a sala de aula ou o mercado profissional não oferecem. Por isso acreditamos que seja tão importante a participação nos programas institucionais e buscamos sempre amplia-los, como já é observado no aumento de cotas deste ciclo em comparação ao ciclo anterior”, disse Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves.  

Dentre os programas que realizam o pagamento das bolsas de pesquisa para orientadores e orientandos, foram disponibilizadas ao todo 224 cotas de pesquisa, distribuídas da seguinte forma: 172 cotas PIBIC, 12 cotas PIBICJr e 40 cotas PIBITI. A UEMASUL concentrará o pagamento de 106 das cotas, enquanto a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) custeará 100 cotas, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) custeará 18 cotas.

Os processos seletivos dos programas institucionais estão sendo realizados por meio de três editais lançados pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI). O edital n° 02/2023 – PROPGI/UEMASUL destina-se à seleção de projetos e orientadores para o PIBIC e PIVIC. O edital n° 03/2023 – PROPGI/UEMASUL rege a seleção do PIBICJr e o edital n° 04/2023 – PROPGI/UEMASUL . regulamenta a seleção de projetos e orientadores do PIBITI e PIVITI.


Texto: Lorena Guimarães
Fotos: Ascom 
Assessoria de Comunicação UEMASUL


Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.

SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.