PIBID

Seminário apresenta projetos dos programas de bolsas de Iniciação à docência

Durante as duas noites do evento serão apresentados os resultados das ações desenvolvidas pelos bolsistas nas escolas das redes municipal e estadual de Imperatriz.

O PIBID é formado por ciclos de um ano e oito meses. O atual ciclo iniciou em 2022 e seguirá com atividades em desenvolvimento até o ano de 2024. Foto: Ascom/UEMASUL

Iniciado nesta quarta-feira (18),  o I Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).  A cerimônia de abertura contou com a presença da reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves e pró-reitores. Durante as duas noites do evento, serão apresentados os resultados das ações desenvolvidas pelos bolsistas nas escolas das redes municipal e estadual de Imperatriz.

Após a abertura, foi realizada a mesa-redonda “A organização do currículo oficial: a BNCC no chão da escola pública, de imperatriz”, com a participação de professores da Unidade Regional de Educação (UREI), escolas de ensino médio, UFMA e UEMASUL.

O evento é coordenado pela pró-reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica e pela coordenadoria do PIBID. A coordenadora, professora Ilma Maria de Oliveira Silva falou sobre a importância do encontro. “Esse é um momento primoroso, nós conseguimos juntar o público das escolas de educação básica com a universidade, para discutir os problemas que serão problemas também para os futuros professores”.

A professora destacou ainda a importância do PIBID no acompanhamento da Base Nacional Comum Curricular e o referencial curricular do estado do Maranhão. “Hoje, nós partimos da necessidade de conhecer como esses documentos estão sendo implementados na educação básica, porque é algo novo para os professores supervisores do PIBD, professores que estão na educação básica professores da universidade, e mais novo ainda para os alunos”.

O Programa de Iniciação à Docência é uma ação que integra a política nacional de formação de professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão dos licenciandos nas escolas de educação básica, durante sua formação inicial.  O programa têm como objetivo, também, a troca de experiências, o aprofundamento teórico sobre a base nacional comum curricular e as implicações nos currículos da educação básica.

O PIBID  proporciona aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. “A partir do momento que você chega na sala de aula e começa a desenvolver a docência você começa a perceber como de fato é. Você começa a entender o chão da escola. Você sai da perspectiva teórica e passa para a prática, entendendo a realidade da escola e daqueles alunos, então está sendo de fato uma experiência muito gratificante”, destacou a acadêmica do oitavo período do curso de História, Haila Dantas.

No segundo dia do evento serão apresentados subprojetos dos participantes dos cursos de Ciências Biológicas; Pedagogia;  Matemática, Química e Física, História e Língua Portuguesa.

Texto: Lorena Guimarães
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação/UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.