SAPIENS

Abertas as inscrições para a VI Semana Acadêmica de Pesquisa, Inovação e Extensão

O evento tem o objetivo de divulgar os resultados dos projetos desenvolvidos na instituição.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), realiza entre os dias 07 e 09 de novembro de 2023, a VI Semana Acadêmica de Pesquisa, Extensão e Inovação (SAPIENS). Coordenada pelas pró-reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPGI) e de Extensão e Assistência Estudantil (PROEXAE), o evento tem como principal objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação científica, de inovação tecnológica e de extensão desenvolvidos na instituição no ciclo 2022/2023, além de propiciar um ambiente interativo e multidisciplinar para discussão de ideias que norteiam o progresso acadêmico, especialmente no que se refere à inovação dentro das instituições públicas.

O pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, professor Allison Oliveira, reflete sobre os avanços da ciência na instituição: “aprendemos na iniciação científica sobre a produção do conhecimento, a importância da investigação permanente e o esforço para ir além da fronteira do conhecimento. A UEMASUL tem realizado diversos avanços na Pesquisa, Inovação e Extensão. E todos esses avanços têm como base a oportunidade que os programas institucionais que compõem a SAPIENS oferecem para o desenvolvimento da vocação científica, tecnológica e extensionista dos nossos discentes. A SAPIENS anualmente reforça a importância da educação e da divulgação científica como elementos para a superação das desigualdades e o papel da Universidade de se aproximar a comunidade na divulgação das competências e habilidades nela desenvolvidas”.

Com o tema: “A universidade como catalisadora do desenvolvimento regional”, a SAPIENS será realizada em formato híbrido (presencial e remoto), com palestras, oficinas, minicursos, estandes interativos, além das apresentações dos resultados obtidos com os projetos de pesquisas vinculados ao PIBIC, PIBITI, PIBIC Jr e PIBEXT, pelos alunos dos Centros de ciências da UEMASUL e escolas de ensino básico.

Para o coordenador de pesquisa da UEMASUL, professor Weverton Rodrigues, este é um momento importante para universidade por mostrar para a comunidade acadêmica e para a sociedade os resultados dos projetos que foram conduzidos na instituição, contemplados pelos programas institucionais de bolsas e voluntários. “É um momento com impacto muito positivo pois fica evidente que o objetivo principal desses programas está sendo alcançado, que é a formação de massa crítica capaz de buscar soluções para os problemas do cotidiano. Acredito também que é uma oportunidade ímpar para despertar nos estudantes do ensino básico o alcance do ensino superior, seja por meio da pesquisa, inovação e/ou extensão”.

O pró-reitor de extensão e assistência estudantil, professor José Milton Pinheiro, comentou que as atividades desenvolvidas no âmbito da extensão são um retorno social do que é produzido na universidade. “A extensão é atividade das mais importantes no âmbito de uma universidade pública, como a UEMASUL, por configurar-se como modo de realizar um retorno concreto à sociedade sobre os conhecimentos produzidos e, com isso, transformá-la. A SAPIENS é espaço importante de divulgação das atividades desenvolvidas, e pode ampliar o conhecimento sobre como a universidade se faz presente na sociedade”, lembrou.

As inscrições para a VI SAPIENS serão gratuitas nas modalidades: graduação, pós-graduação e profissional e podem ser realizadas clicando aqui até o dia 06 de novembro. A submissão de trabalhos pode ser realizada até o dia 10 de outubro de 2023, na modalidade de resumo expandido com áreas temáticas de pesquisa, extensão e inovação.

Horários terça-feira (07)
 07h – 09h Credenciamento