TEORIA FREIRIANA

Campus Açailândia realiza I Encontro de Pedagogia

Com o tema: “A Educação na perspectiva freiriana: um diálogo necessário”, o evento teve o objetivo de compreender de forma analítica a intensidade do debate freiriano na atualidade.

Os participantes discutiram a importância dos pensamentos filosóficos e as principais contribuições teórico-políticas do escritor brasileiro Paulo Freire. Foto: Reprodução/Hypeness.

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) , campus Açailândia, realizou nos dias 01 e 02 de outubro, o I Encontro de Pedagogia, de forma remota, com o tema: “A Educação na perspectiva freiriana: um diálogo necessário”. O evento foi destinado aos discentes e docentes do curso de Pedagogia, do Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras (CCHSTL).

Participaram do evento, como convidadas, a professora Dr.ª Adriana Fernandes Coimbra Marigo , da Universidade Federal de São Carlos, o professor Dr. Marcelo Valente de Souza, da Universidade Federal do Maranhão, o professor Me. Ivo Almeida Costa, diretor do curso de TGA, UEMASUL – campus Açailândia, e professora Dr.ª Camila Perez da Silva, da UEMASUL – campus Imperatriz.

O encontro discutiu a importância dos pensamentos filosóficos e as principais contribuições teórico-políticas do escritor brasileiro Paulo Freire, considerado um expoente da literatura educacional mundial, no que se refere à educação nos cenários nacional e internacional.

Tendo em vista as recorrentes dúvidas acerca da teoria Freiriana, o evento também teve o objetivo de compreender de forma analítica a intensidade do debate na atualidade. A professora Adriana Fernandes,  destacou a importância da discussão. “Paulo Freire é um educador conhecido internacionalmente e que traz muitas contribuições para a perspectiva pedagógica de educação. E acredito que este tipo de evento é muito importante para que os estudantes percebam o tamanho da relevância dessa formação profissional que está sendo oferecida pela universidade”.

As palestras “O diálogo na pedagogia transformadora”, ministrada pela professora Adriana Fernandes, e “Vozes freirianas: entre o ser, o saber e o outro”, ministrada pelo professor Marcelo Valente, contribuíram para a qualificação dos discentes e docentes do curso de Pedagogia, ressaltando a relevância do legado de Paulo Freire.

O curso de Pedagogia Licenciatura iniciou em fevereiro deste ano, no campus Açailândia, com uma turma de 40 estudantes, atendendo a uma demanda da comunidade, que aguardou com grande expectativa a implantação do curso. Tem como objetivo formar profissionais professores e professoras capazes de atuar na docência da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na gestão educacional e em espaços não escolares.