infância

Semana mundial do brincar estimula conexão com a natureza

Acadêmicas e acadêmicos do curso de Pedagogia participaram ativamente da programação que foi desenvolvida nos campi Açailândia e Imperatriz em duas etapas.

As brincadeiras durante a infância são fundamentais para o estímulo cognitivo, para desenvolver habilidades, favorecer o raciocínio, estimular a criatividade, a imaginação, a autonomia e o convívio social, dentre outros. Foto: Ascom/UEMASUL.

Com o tema “A natureza do brincar”, a Semana mundial do brincar 2023 teve o objetivo de conscientizar e estimular a natureza e a essência do brincar que existe em cada criança. As atividades deste ano exploraram o brincar ao ar livre, com a realização de atividades em contato com a natureza, despertando a curiosidade, a criatividade e os cuidados com o meio ambiente. Com esse tema, as crianças foram ainda colocadas no centro das discussões socioambientais, ressaltando a essência da infância nos atos cotidianos.

De acordo com dados do movimento internacional Aliança pela infância, responsável pela criação e mobilização do evento, a Semana do brincar registrou 783 atividades em 24 estados nas cinco regiões do Brasil, com participação também de mais nove países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua e Peru.

A UEMASUL participou  com atividades organizadas por professores e acadêmicos do curso de Pedagogia, 2º e 5º períodos, dos campi Açailândia e Imperatriz. As ações da Semana do brincar de 2023 foram realizadas em duas etapas. A primeira ocorreu de 22 a 26 de maio, nas escolas municipais de educação Infantil professora Edelvira Marques e Lírio dos Vales e a segunda etapa foi realizada nos dias 06 e 07 de junho.

A coordenadora da escola municipal professora Edelvira Marques, professora Rosangela Feitosa Bezerra, falou sobre a importância da Semana do brincar, realizada na escola. “Esse projeto é muito importante para as crianças. Elas brincam, se divertem, aprendem, processam novas informações e aguçam a imaginação. Em todos os anos, a experiência é sempre muito gratificante,  é maravilhosa”.

Foram realizadas atividades como oficinas de brinquedos, pinturas e colagens,  circuitos com elementos naturais, leitura, contação de histórias/fantoches, exibição de filmes com elementos da natureza e brincadeiras de faz de conta. Kailanny Sedrim, acadêmica do segundo período de Pedagogia relatou a sua primeira experiência de contato com as crianças na escola. “Muito positiva a recepção na escola e das crianças. Elas conseguiram participar de todas as atividades e pudemos observar o desenvolvimento delas durante as atividades. Foi uma experiência desafiadora e muito gratificante. Espero que consigamos desenvolver tudo o que aprendemos aqui e levar isso para a vida profissional”.

Acadêmicas relatam as experiências vividas durante a Semana do brincar. Foto: Ascom/UEMASUL.

Uma das coordenadoras das atividades, professora Marinalva da Silva Ferreira, explicou de que forma as ações realizadas durante a Semana do brincar impactam na formação do futuro Pedagogo. ” A semana mundial do brincar permite que os estudantes vivenciem as práticas pedagógicas dentro das escolas, junto com a crianças, conhecendo as diversas realidades, percebendo as diferenças dos espaços, dos públicos, e como isso impacta no trabalho do professor em sala de aula . É uma atividade extensionista importante, por isso, anualmente nós como UEMASUL participamos, para que os alunos possam ter essa vivência, e a possibilidade dessa formação mais consciente, que é o campo de trabalho do professor, especificamente do Pedagogo, que vai atuar nos anos iniciais e na educação infantil”, concluiu.

A segunda etapa da Semana do brincar foi realizada nos dias 06 e 07 de junho. Durante os dois últimos dias foram compartilhados os resultados das experiências do brincar por meio de exposições de artes e fotografas feitas pelas crianças, mesas-redondas, palestras e relatos de experiências. O evento de encerramento das atividades contou com a participação da reitora Luciléa Gonçalves; da vice-reitora Lilian Castelh Branco de Lima, da pró-reitora de Gestão e sustentabilidade acadêmica, professora Márcia Suany Cavalcante; do diretor do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), professor Francisco Almada e das coordenadoras das atividades, professoras Marinalva da Silva Ferreira (UEMASUL/SEMED); Edilma Bandeira de Araújo Nogueira (UEMASUL/SEMED); Maria Claudia Lima Sousa (UEMASUL/SEMED); Ozianne Pinheiro de Souza (UEMASUL) e Iara Aparecida Paiva (UEMASUL).

Durante os dois últimos dias foram compartilhados os resultados das experiências do brincar por meio de exposições de artes e fotografas feitas pelas crianças. Foto: Ascom/UEMASUL.

Texto: Mari Marconccine
Fotos: Ascom/UEMASUL.
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.