UEMASUL implanta laboratório Didático Pedagógico no campus Imperatriz

O laboratório homenageia a professora Iolanda Eulina de Souza Cortez (in memoriam)

O laboratório será um espaço para acadêmicos realizarem pesquisas e projetos. Foto: Ascom/UEMASUL

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), inaugurou nesta quarta-feira (09), o “laboratório Didático Pedagógico professora Iolanda Eulina de Souza Cortez”, para o curso de Pedagogia do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL).

De acordo com a professora Roza Maria Soares, diretora do curso de Pedagogia da UEMASUL, a conquista do laboratório é um avanço muito importante para professores e acadêmicos. “O nosso maior objetivo era ter um espaço para o estudo e a pesquisa. Um lugar para preparar, discutir e realizar os projetos. Agora temos dois espaços, a brinquedoteca e o laboratório de Didática. Isso é imensurável para nós, é um avanço muito importante para o nosso curso”, explicou.

A reitora da UEMASUL, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, reiterou o compromisso da gestão superior com a implantação de laboratórios para os cursos da instituição: “Nós temos um prazer muito grande em entregar ao CCHSL o laboratório Didático Pedagógico do curso de Pedagogia, seguindo o compromisso que temos com todos os cursos de organizar os nossos laboratórios. O curso de Pedagogia é muito especial, tem cumprido a tarefa em formar profissionais de excelência”, lembrou a reitora.

Família e amigos da professora homenageada estiveram presentes na solenidade. Foto: Ascom/UEMASUL

Professora Iolanda Eulina de Souza Cortez – O nome do laboratório Didático Pedagógico foi escolhido em homenagem à professora Iolanda Eulina de Souza Cortez (in memoriam), que também recebeu homenagens durante a solenidade. Formada em Pedagogia e mestra em Ciências da Educação, Iolanda foi professora da instituição e dedicou sua vida à educação.

Daniela de Souza Cortez, filha da professora homenageada e também professora do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), falou da importância de presenciar esse momento: “eu acredito que o que está sendo feito aqui é eternizar, dar continuidade à uma concepção de educação, à uma prática educativa. Eu vejo o laboratório para além do espaço físico, mas como um movimento de educação, um movimento de ações que vão extrapolar os muros da UEMASUL. A vinda ao laboratório se faz no movimento, eu acredito que todos os projetos que serão gestados, todas as ideias que serão transformadas em ações vão ter a essência da professora Iolanda”.

O laboratório Didático Pedagógico é um espaço de formação, no qual acadêmicos do curso de licenciatura terão suporte para suas atividades teórico-práticas, além de ser um local agradável e apropriado ao atendimento dos discentes.