VOTAÇÃO PDI

Prorrogada a votação online do Plano de Desenvolvimento Institucional 2022-2026

A participação é por meio de formulário online, que deve ser acessado com e-mail institucional, e colabora com a escolha da Missão, da Visão e dos Valores da UEMASUL.

As primeiras reuniões aconteceram ainda em 2020. A Gestão Superior reuniu-se com diretores e professores dos campi Açailândia e Estreito, para avaliar as ações desenvolvidas no PDI 2017-2021. Foto: ARQUIVO/UEMASUL.

Foi prorrogado até o dia 21 de março o prazo de votação para a construção e elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), quinquênio 2022-2026, que iniciou-se no dia 05 de fevereiro. A comunidade acadêmica (discentes, docentes e técnicos administrativos) participa do processo por meio de formulário online, que deve ser acessado com e-mail institucional, e colabora com a escolha da Missão, da Visão e dos Valores da UEMASUL.

Dez comissões temáticas, uma comissão avaliativa e uma comissão executiva integram este processo de construção do PDI 2022-2026, que será elaborado por capítulos. Na última reunião foi apresentado um relatório do PDI 2017-2021, como explica o coordenador de Planejamento e Administração do PDI, professor Júlio Rodrigues. “O relatório foi apresentado no intuito de despertar o interesse dos membros da Comissão Executiva sobre os avanços e os obstáculos que tivemos neste período. Em seguida, faremos reunião com as comissões temáticas, para passar as orientações”.

No último encontro também foram apresentadas as metas a serem cumpridas neste ano de 2021, que são: Qualificar o corpo docente da UEMASUL e alcançar a meta de 90% de mestres e doutores em cinco anos; Aprovar a Proposta de Estruturação Organizacional da UEMASUL; Ampliar e adequar o quadro de servidores, conforme as necessidades da instituição; Viabilizar a dimensão Internacional da UEMASUL; e Aumentar o quantitativo de servidores técnico-administrativos de modo a assegurar a sustentabilidade institucional.

Para o PDI 2022-2026, o trabalho das comissões temáticas ainda será iniciado, conforme cronograma de atividades vigente até o final do mês de junho. Em seguida, o PDI será apresentado e discutido no Conselho Universitário (CONSUN), que é órgão máximo superior consultivo, deliberativo, normativo e recursal da UEMASUL.

PDI

O PDI é um importante instrumento norteador das ações da UEMASUL, para promover uma educação pública gratuita e de qualidade, impulsionando o desenvolvimento junto aos 22 municípios da região Tocantina, contribuindo para a elevação dos índices e indicadores de desenvolvimento humano do estado do Maranhão.

É por meio do PDI que a instituição executa programas, projetos e atividades que representam as aspirações da comunidade universitária para atingir os seus objetivos. O documento elabora ainda o novo plano de administração e implantação de cursos, organização administrativa e governança, desenvolvimento institucional, e outros, além de trabalhar a política de gestão de pessoas. Na parte de infraestrutura e acessibilidade, o PDI irá promover a avaliação e o acompanhamento do desenvolvimento institucional e a gestão financeira e orçamentária da UEMASUL.