CONSUN

Aprovados PDI 2022-2026 e Regimento Geral do Ensino de Graduação da UEMASUL

Essa é a segunda proposta de PDI aprovada na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e o primeiro Regimento da universidade

Durante a reunião extraordinária, os conselheiros e conselheiras aprovaram três pautas. Foto: Ascom/UEMASUL

A 13ª reunião extraordinária do Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), realizada na última segunda feira, (30) aprovou o  Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2026 e o Regimento Geral de Ensino da universidade. As pautas tiveram aprovação unânime após discussões e ajustes nas propostas, finalizadas durante a reunião, que ocorreu no auditório da UEMASUL. Outra pauta que entrou em discussão, aprovada por unanimidade foi o reaproveitamento de vagas para concurso público de ingresso na carreira do Magistério Superior.

O PDI aprovado é o segundo da universidade e foi planejado de forma democrática com a participação dos docentes, discentes e servidores técnico-administrativos da UEMASUL. Ele prevê o planejamento para os próximos cinco anos. A magnífica reitora, Luciléa Ferreira Lopes, ressalta que  o documento é primordial para desenvolvimento do trabalho na universidade pois orienta as ações, a estrutura organizacional e as atividades acadêmicas da instituição, sendo uma ferramenta de gestão para guiar  o cumprimento dos objetivos, com base na missão, visão e valores.

“Este é um momento muito importante para todos, pois guiará a universidade até 2026. A partir do diálogo e das nossas discussões coletivas com a comunidade universitária construímos propostas baseadas no ensino, pesquisa e extensão. Traçamos um planejamento técnico que contempla o funcionamento de uma universidade inclusiva e participativa que oferece formação plena aos acadêmicos e condições dignas de trabalho aos professores, administradores e técnicos – administrativos”, afirmou a reitora.

Já o  Regimento Geral do Ensino de Graduação, primeiro aprovado na universidade, a pró-reitora de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica, Márcia Suanny, explicou que é um dos documentos mais importantes de uma universidade, uma vez que apresenta os princípios e procedimentos acadêmicos e administrativos que que norteiam o funcionamento do ensino dos cursos de graduação da UEMASUL, conforme o disposto na legislação vigente. “Apresentamos o  documento, objeto de um trabalho árduo e coletivo, aos conselheiros e, a partir do olhar cuidadoso e responsável de cada um deles, houve aprovação unânime. A Gestão Superior consegue, assim, avançar nas normativas necessárias ao funcionamento da UEMASUL com excelência e sensibilidade às demandas da nossa comunidade”, comemorou a pró-reitora.

Agora a instituição passa a ter um regimento próprio  para os cursos de graduação, pois desde a criação UEMASUL, em novembro de 2016, a UEMASUL segue o Regimento da Universidade Estadual da Região Estadual do Maranhão (UEMA).