SALA DE IMPRENSA

REITORADO 2022-2025

Governador Flávio Dino nomeia nova Reitora e Vice-reitora da UEMASUL

Chapa formada pelas professoras Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves e Lilian Castelo Branco, ficou em primeiro lugar na listra tríplice, após votação da comunidade acadêmica.


Ascom UEMASUL

As professoras Luciléa Ferreira e Lilian Castelo Branco, ao lado do Governador Flávio Dino e do Secretário de Comunicação, Ricardo Cappelli, e do Secretário da Casa Civil, Diego Galdino de Araújo. Foto: Divulgação.

O Governador Flávio Dino nomeou as professoras Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves e Lilian Castelo Branco de Lima como nova Reitora e Vice-reitora, respectivamente, da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) para o quadriênio 2022-2025.

As portarias de nomeação foram publicadas na segunda-feira (25) no Diário Oficial do Estado do Maranhão. A chapa composta pelas professoras ficou em primeiro lugar na lista tríplice, após a eleição realizada junto à comunidade acadêmica no último dia 8 de outubro de 2021. A lista tríplice com as três chapas escolhidas foi homologada durante a 9ª reunião Extraordinária do Conselho Universitário (CONSUN), realizada no dia 14 de outubro, e, em seguida, enviada ao chefe do Poder Executivo Estadual. A nova gestão iniciará os trabalhos no dia 1º de janeiro de 2022.

A professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves falou sobre a nomeação e sobre a expectativa do trabalho à frente da nova gestão. “Com imensa alegria e gratidão, recebemos a validação do nosso nome pelo governador Flávio Dino. Entendendo que, ambas as escolhas, tanto da comunidade acadêmica da UEMASUL, como do Chefe maior do Estado, precisam ser honradas com comprometimento e muito trabalho, que será realizado no intuito de consolidar nossa universidade como referência na educação pública de qualidade, estabelecendo um diálogo constante com todo o tecido social da nossa instituição: alunos, professores, técnicas e técnicos administrativos, com toda a nossa sociedade e com as nossas autoridades”.

O processo de escolha dos dirigentes máximos da universidade é um dos pilares da democracia universitária, conforme destaca o Vice-reitor e Reitor em exercício, professor Antônio Expedito Ferreira Barroso de Carvalho. “A UEMASUL segue seu processo de consolidação como Universidade Regional do Maranhão. Após o processo democrático, transparente e com ampla participação acadêmica, o Governador atendeu ao processo, nomeando para o Reitorado 2022-2025 as professoras Luciléa e Lilian, a quem, de modo pessoal e institucional, desejamos uma gestão exitosa e eficiente, com trabalho, luta e conquistas, que são alicerces da missão da nossa universidade. Sigamos fortalecendo o Ensino Superior no Maranhão, com o papel imprescindível que a UEMASUL conquistou e que, sem dúvidas, se ampliará”.

As professoras Lilian Castelo Branco de Lima (Vice-reitora) e Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves (Reitora) no auditório do campus Imperatriz, após a apuração da eleição. Foto: Ascom/UEMASUL.

Esta foi a primeira vez que a UEMASUL realizou um processo eleitoral para os cargos de Reitor e Vice-reitor da universidade. Para o pleito de 2017, houve a inscrição de apenas uma chapa, não formando assim a lista tríplice necessária para realização da eleição. Após finalizada a gestão pro tempore da professora Elizabeth Nunes Fernandes (Reitora) e do professor Antônio Expedito Ferreira Barroso de Carvalho (Vice-reitor), ambos foram reconduzidos aos respectivos cargos após a realização de referendo que mobilizou estudantes, professores e servidores técnico-administrativos.

A UEMASUL também foi a primeira instituição pública no Maranhão a realizar um processo de eleição para composição de lista tríplice de forma remota, por meio da plataforma SIGEleição. A eleição contou contou com a participação de 53,1% da comunidade acadêmica: 93% dos docentes, 98,7% dos servidores técnico-administrativos e 47,4% dos discentes. 

Perfil das novas gestoras

A professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves é maranhense, nascida na comunidade de pescadores denominada de Peru. É Doutora e Mestra em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestra em Educação pelo IPLAC/Cuba, Especialista em  Geografia e Planejamento Ambiental  pela PUC/Minas, Bacharel e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão e pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). É Professora Adjunta do Curso de Geografia do CESI-UEMA (atualmente UEMASUL) desde 1990.

A professora Lilian Castelo Branco de Lima é doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA), possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É professora da Educação Básica há 23 anos, atuando no Ensino Médio no Estado do Maranhão, na Graduação e no Programa de Pós-graduação Mestrado em Letras da UEMASUL. 


SIGA A UEMASUL NAS REDES SOCIAIS

PRÓ-REITORIAS
UNIDADES ACADÊMICAS
CONHEÇA A UEMASUL

Campus Imperatriz (centro)

R. Godofredo Viana, 1300 – Centro
CEP: 65901- 480
Imperatriz-MA

Campus Imperatriz (CCA)

Av. Agrária, 100 – Colina Park
CEP: 65900-001
Imperatriz-MA

 

 

Campus Estreito

Av. Brejo do Pinto, S/N – Brejo do Pinto
CEP: 65975-000
Estreito-MA

Campus Açailândia

Rua Topázio, 100 – Vila São Francisco
CEP: 65930-000
Açailândia-MA

© 2022 – Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por SEATI MA.