REITORADO 2022-2025

Conselho Universitário homologa lista tríplice para os cargos de Reitor e Vice-reitor da UEMASUL

A homologação aprovada por unanimidade ocorreu em reunião extraordinária e a Lista Tríplice será encaminhada ao Chefe do Poder Executivo Estadual.

A reunião aconteceu de forma remota, com transmissão pelo canal da UEMASUL no YouTube. Foto: Ascom/UEMASUL.

O Conselho Universitário da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) homologou, na manhã desta quinta-feira (14), em reunião Extraordinária, a lista tríplice para os cargos de Reitor (a) e Vice-reitor (a) para o quadriênio 2022-2025. A Presidente do Conselho Universitário, reitora Elizabeth Nunes Fernandes, abriu a 9ª reunião Extraordinária agradecendo o trabalho da Comissão Eleitoral, na pessoa da presidente, professora Cristiane Matos, ressaltando o compromisso, dedicação e lisura no decorrer da condução de todo o processo eleitoral.

A professora Cristiane Matos apresentou e leu a Ata da eleição, votação e do processo eleitoral para composição da lista tríplice. Na sequência, a Presidente do CONSUN colocou a pauta da homologação em regime de discussão e de votação. Sem discussão, a lista tríplice foi aprovada por unanimidade pelas conselheiras e conselheiras.

“A homologação por unanimidade pelo CONSUN retrata o excelente trabalho da Comissão Eleitoral, onde a publicidade e comunicação dada ao processo de composição da lista tríplice, a conformidade com a legislação vigente, o exercício da democracia e a proporção da participação da comunidade acadêmica, garantiu o exitoso processo eleitoral como um marco histórico na UEMASUL”, destacou a Presidente do CONSUN, reitora Elizabeth Nunes Fernandes.

A lista tríplice resultante da eleição e homologada na reunião é composta pelas professoras Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves e Lilian Castelo Branco de Lima, candidatas a Reitora e Vice-reitora pela Chapa 1; professora Elizabeth Nunes Fernandes e professor Antônio Expedito Ferreira Barroso de Carvalho, atuais Reitora e Vice-reitor da universidade, pela Chapa 3; e as professoras Regina Célia Costa Lima e Carmem Barroso Ramos, candidatas a Reitora e Vice-reitora, respectivamente, pela Chapa 4. Após a homologação, a lista tríplice será encaminhada pela presidente do CONSUN ao Chefe do Poder Executivo Estadual.

A UEMASUL é a primeira instituição pública no Maranhão a realizar um processo eleitoral de forma online, por meio do sistema SIGEleição. A eleição contou com a participação de 53,1% da comunidade acadêmica: 93%  dos docentes, 98,7% dos servidores técnico-administrativos e 47,4% dos discentes.