Divulgado o relatório de Autoavaliação Institucional do exercício de 2020

De acordo com o relatório, a pesquisa contou com 51% de participação, entre estudantes de graduação e de pós-graduação, servidores técnico-administrativos e professores. Foto: Ascom/UEMASUL.

Divulgado nesta quinta-feira (28) o relatório de Autoavaliação Institucional 2020 da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). A pesquisa foi realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA/UEMASUL) e lançada à comunidade acadêmica dos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz, no final do período acadêmico de 2020.2. A votação aconteceu entre os dias 12 e 30 de abril de 2021, por meio de formulário do Google Workspace.

De acordo com o relatório, a pesquisa contou com 51% de participação, entre estudantes de graduação e de pós-graduação, servidores técnico-administrativos e professores. Foram registrados 1.183 votos dos estudantes de graduação e 32 dos estudantes de pós-graduação (44% do segmento); 47 dos servidores técnico-administrativos (43%) e 118 dos professores (58%). Em 2019, a mesma pesquisa obteve 45% de participação da comunidade acadêmica.

O presidente da CPA/UEMASUL, professor Emanuel Souza, ressalta que a divulgação do relatório é importante para que a comunidade acadêmica se aproprie dos resultados. “A autoavaliação institucional é fundamental para o desenvolvimento de ações, como importante função reguladora que mede a qualidade no ensino. É importante que os estudantes, servidores técnico-administrativos e professores se apropriem dos dados e saibam que este parecer atende ao disposto na lei federal, que trata da avaliação das instituições de educação superior, que determina que sejam avaliados alunos, cursos e instituições”.

A Autoavaliação Institucional é parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei Federal nº 10.861/2004, e tem importante função reguladora que mede a qualidade no ensino, assim como o ENADE e outros métodos avaliativos.

Em razão da complexidade das atividades das IES, a pesquisa deve se voltar para dez dimensões institucionais, organizadas em cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.

O estudo é produzido anualmente e, para que produza efeitos satisfatórios, necessita do engajamento dos estudantes, professores e técnicos-administrativos da UEMASUL. A partir dos dados obtidos é possível avaliar o desempenho das atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade; as ações desenvolvidas pelos setores específicos, entre outras questões, possibilitando o planejamento de políticas acadêmicas e institucionais executadas pela gestão superior.

Acesse aqui o relatório completo.

Texto: Edigeny Barros
Assessoria de Comunicação UEMASUL

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da UEMASUL e dos autores. Fotos devem ser creditadas como Ascom UEMASUL e com o nome do fotógrafo.