ANO LETIVO 2020

Autoavaliação institucional é encerrada com 51% de participação da comunidade acadêmica

A pesquisa é parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e tem importante função reguladora que mede a qualidade no ensino, assim como o ENADE e outros métodos avaliativos.

Estudantes de Graduação e de Pós-Graduação; servidores técnico-administrativos e professores dos três campi da UEMASUL participaram da pesquisa online. Foto: Arquivo/UEMASUL.

A pesquisa de Autoavaliação Institucional relativa ao ano acadêmico de 2020, realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA/UEMASUL), foi encerrada na última sexta-feira (30), com 51% de participação, entre estudantes de graduação e de pós-graduação, servidores técnico-administrativos e professores. Em um comparativo com a pesquisa de relativa ao ano acadêmico de 2019, que obteve 45% de participação da comunidade acadêmica, a deste ano contou com um aumento de 6%.

A pesquisa foi realizada por meio de questionário online e foi disponibilizada à comunidade acadêmica dos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz, entre os dias 12 e 30 de abril.

Foram registrados 1183 votos dos estudantes de graduação e 32 dos estudantes de pós-graduação (44% do segmento); 47 dos servidores técnico-administrativos (43%) e 118 dos professores (58%).

A Autoavaliação Institucional é parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei Federal nº 10.861/2004, e tem importante função reguladora que mede a qualidade no ensino, assim como o ENADE e outros métodos avaliativos.

Em agradecimento ao empenho dos que participaram do processo de votação, o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA/UEMASUL), professor Emanuel Souza, divulgou nota de agradecimento em que destacou a importância das participações.

Confira a nota da CPA na íntegra

Na noite da última sexta feira encerramos a pesquisa de autoavaliação relativa ao ano acadêmico de 2020. Entre as 11h20 do dia 12 de abril e as 23h55 do dia 30 de abril, metade dos estudantes de graduação da UEMASUL (precisamente 1183 estudantes) dedicou uma fração de seu tempo para participar de nossa pesquisa. Assim como 32 estudantes de pós-graduação (44% do segmento), 47 servidores técnico-administrativos (43%) e 118 professores (58%).

Isto significa que 51% da comunidade universitária participou da autoavaliação do ano acadêmico de 2020 na UEMASUL.

Este é um desempenho extraordinário, que pode ser devidamente dimensionado com o auxílio do gráfico produzido a partir dos relatórios das Comissões Próprias de Avaliação das universidades públicas do Maranhão.

A confiança da comunidade acadêmica expressa no ato de participação da autoavaliação é um componente essencial para que a pesquisa produza o que dela se espera, um diagnóstico sobre a instituição que seja útil para merecer consideração no momento de tomadas de decisão dentro da UEMASUL, sejam decisões administrativas ou pedagógicas.

Acreditamos que para que esta confiança tenha sido dada foi necessário bem mais que o esforço dos membros desta Comissão.

Em reconhecimento a este esforço, agradecemos a colaboração de todos os muitos atores de nossa comunidade acadêmica, estudantes, técnicos e professores que protagonizaram conosco esta extraordinária mobilização.

Comissão Própria de Avaliação